China aumenta compra de soja dos EUA com entressafra no Brasil

Estatal chinesa Sinograin reservou pelo menos 20 carregamentos de soja dos Estados Unidos esta semana, somando cerca de 1,2 milhão de toneladas

A Soy Harvest As Crop Futures Fall On Brazil Real Crash And Virus Woes
Por Hallie Gu
08 de Novembro, 2023 | 01:59 PM

Bloomberg — Os produtores de soja dos Estados Unidos têm aproveitado a entressafra no Brasil e os sinais de melhora das relações com a China para recuperar um pouco do terreno perdido, com mais de 1 milhão de toneladas de embarques americanos encomendados para o país asiático esta semana.

A estatal chinesa de abastecimento Sinograin reservou pelo menos 20 carregamentos de soja dos EUA esta semana, totalizando cerca de 1,2 milhão de toneladas, segundo fontes familiarizadas com o assunto que disseram à Bloomberg News. As entregas serão feitas entre dezembro e março.

“Os EUA provavelmente permanecerão mais competitivos em dezembro e janeiro, com o Brasil mais competitivo novamente a partir de fevereiro”, disse Thiago Milani, chefe de comercialização e originação da brasileira 3Tentos (TTEN3).

LEIA +
Enxurrada de soja brasileira para China atrapalha vendas dos EUA

As vendas ocorrem em um momento em que as tensões entre EUA e China parecem esfriar e os presidentes Joe Biden e Xi Jinping devem se encontrar em São Francisco na semana que vem.

PUBLICIDADE

Além de serem vistas como um gesto de boa vontade antes das negociações bilaterais entre os dois líderes, as compras chinesas ajudarão a reforçar os estoques do país asiático nos últimos dois meses do ano, quando praticamente não há colheita no Brasil e a maioria dos estados está no período de plantio.

As vendas de soja do Brasil para a China saltaram nos últimos meses e estavam mais competitivas mesmo durante o início janela de exportação dos EUA.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Enel entra na mira do governo após grande apagão em São Paulo

Stone e PagSeguro valem 90% menos após Pix e aumento de concorrência