Consolidação também no agro

Também no Breakfast: Nvidia diz que IA generativa chegou a um ponto de inflexão | Uso de deepfake é risco real para encontros onlines | O apetite do Mubadala chega a um ícone de Londres

Tempo de leitura: 2 minutos

Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

O mercado de distribuição de insumos agrícolas passará por um movimento de consolidação no curto e médio prazo, diante da profissionalização crescente no campo e do consequente aumento da demanda por soluções customizadas dos produtores, segundo executivos do setor.

Nesse contexto, a Lavoro, empresa controlada pelo Pátria Investimentos, pretende ser um agente consolidador e estuda mais de 70 aquisições. De acordo com o CEO da companhia, Ruy Cunha, ainda há espaço para a Lavoro crescer no Brasil, mas há alvos que extrapolam as fronteiras do país.

“Temos pouca participação no Nordeste e entramos recentemente no Sul do país, mas estamos olhando outros mercados”, disse o executivo em entrevista à Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Segundo ele, dos processos de aquisição em análise pela Lavoro, 80% são no Brasil. Atualmente, a empresa possui quatro memorandos de entendimento (MOUs, na sigla em inglês) em curso.

Leia mais: Lavoro, do Pátria, estuda mais de 70 aquisições e alvos vão além do Brasil

Ruy Cunha Lavorodfd

No radar dos mercados

A projeção de vendas da Nvidia amplificou a fé no crescimento do uso de inteligência artificial (IA) generativa, inspirando otimismo nos mercados mundiais.

💥 Rastilho de pólvora. Este entusiasmo levou o índice japonês Nikkei 225 a ultrapassar um marco alcançado pela última vez em 1989. Na Europa, o Stoxx Europe 600 superou seu recorde de janeiro de 2022, com o setor tecnológico com força e a ASML Holding, principal fabricante de chips da região, ganhando até 5%.

➿ Mola propulsora. Após um salto de até 11% no aftermarket, as ações da Nvidia seguiam em alta (chegaram a superar os +14%). A fabricante de chips, no centro da revolução da IA e com o melhor desempenho do S&P 500 no ano, prevê receitas de US$ 24 bilhões no 1T24, excedendo cálculos anteriores de cerca de US$ 22 bilhões.

🏦 Sobriedade do Fed. A empolgação com a Nvidia eclipsou a postura cautelosa do Fed expressa na ata de sua última reunião, onde a maioria dos dirigentes mostrou-se reticente quanto à redução prematura dos juros. Esperam-se discursos da governadora do Fed Lisa Cook e do dirigente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, que junto com dados sobre empregos e vendas de imóveis devem fornecer mais elementos para reflexão.

🌡️ Termômetro econômico. A atividade do setor privado da Zona do Euro alcançou um pico de oito meses (48,9 pontos, contra estimativas de 48,4), com os serviços e a estabilização em grande parte do bloco compensando a deterioração da indústria alemã.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Os mercados esta manhãdfd
🔘 As bolsas ontem (21/02): Dow Jones Industrials (+0,13%), S&P 500 (+0,13%), Nasdaq Composite (-0,32%), Stoxx 600 (-0,17%), Ibovespa (+0,09%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Nvidia projeta vendas acima das expectativas e diz que IA atingiu o ‘ponto de virada’

Intel terá nova divisão para produzir chips sob encomenda voltados à IA

Como ações judiciais se tornaram um custo milionário para aéreas no Brasil

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Receita temporária adia discussão de meta zero, diz Ana Paula Vescovi, do Santander | Gestores que apostaram em impacto negativo de Lula no BB perderam rali de 76%

• Opinião Bloomberg: Uso de deepfakes é novo risco em reuniões online, mas é possível se proteger

• Para não ficar de fora: Mubadala considera comprar fatia do aeroporto de Heathrow, dizem fontes

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor/Newsletter Coordinator), Filipe Serrano (Editor, Brazil) e Mariana d’Ávila (Assistant Editor, Brazil)