Febre do ChatGPT provoca corrida dos fãs de cripto aos tokens de IA

Burburinho causado pelo produto da OpenAI desencadeia valorização de dois dígitos de criptoativos de plataformas de Inteligência Artificial

Após ganhar investimento da gigante Microsfot, ChatGPT provoca valorização de tokens de plataformas de IA
Por Vildana Hajric e Muyao Shen
11 de Fevereiro, 2023 | 01:25 PM

Bloomberg — Conte com os fãs de cripto para embarcar em qualquer nova tendência o mais rápido possível. Os ativos digitais focados em inteligência artificial (AI) dispararam desde que o chatbot da OpenAI, conhecido como ChatGPT, virou fenômeno na internet e gerou burburinho sobre seu possível futuro.

Quase todos os tokens classificados na categoria AI pela CoinGecko registraram movimentos de pelo menos dois dígitos na semana passada. SingularityDAO saltou 138% em um período de sete dias. Já o SingularityNET subiu 126% no período, enquanto a Artificial Liquid Intelligence valorizou 87%.

Para observadores experientes do mercado, isso remete a outras obsessões do setor, como a fase em que as ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês) causavam agitação, ou quando um grupo de empresas em 2018 aderiu ao movimento “blockchain” reinventando-se, pelo menos no papel, em empresas cripto.

“As pessoas estão apenas aproveitando a onda do ChatGPT”, disse Wilfred Daye, ex-CEO da Securitize Capital, uma empresa de gestão de ativos digitais. “O fenômeno pode durar enquanto esse sentimento se mantiver vivo”.

PUBLICIDADE

O ChatGPT mostrou recentemente sua proeza em tudo, desde escrever poemas no estilo de Shakespeare até criar carteiras de ações. Existe até um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) criado a partir do seu conceito.

E, enquanto a gigante da tecnologia Microsoft (MSFT) está investindo bilhões em OpenAI, a Alphabet Inc. (GOOGL), dona do Google, demonstrou seu novo chatbot de inteligência artificial Bard após ser pressionada pela popularidade do ChatGPT. Mas mesmo para os padrões do mercado cripto, onde as oscilações de preço são a regra, as valorizações nos tokens vinculados à IA são impressionantes

O fenômeno chegou ao auge quando o preço do ARPA, o token da rede focada em privacidade, saltou mais de 10% em uma hora na terça-feira (7). A razão específica por trás da disparada permanece desconhecida.

PUBLICIDADE

Mas os entusiastas de cripto no Twitter apontam que a súbita valorização do preço só aconteceu depois que Felix Xu, cofundador da ARPA, compartilhou – em um tuíte agora excluído – um comunicado de imprensa de dois anos sobre a colaboração do projeto em aprendizado de máquina com um grupo liderado pelo Alibaba Group Holding Ltd.

Isso tudo é um absurdo”, disse Michael O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading. O mercado de ações está repleto de exemplos do que O’Rourke considera comportamento “especulativo”, disse ele.

“Vimos isso repetidamente ao longo da história, de adicionar ‘.com’ ao seu nome ou, mais recentemente, ao adotar uma variação de bitcoin ou cripto”, disse ele.

“O mercado de criptomoeda foi derrubado no ano passado, pois o player mais respeitado falhou junto com muitos outros de tamanho considerável. Agora, combinar as táticas da moda do mercado de ações com o já superespeculativo mercado de criptomoedas é uma receita para o desastre para aqueles que especulam”.

As tendências vêm e vão, alertam os analistas que já viram isso acontecer antes. O boom da oferta inicial de moedas no final da década de 2010 explodiu de maneira espetacular, deixando sequelas profundas por muitos anos. As repercussões do estouro da bolha cripto durante a pandemia ainda estão sendo sentidas em todo o setor.

“Como a maioria das coisas em criptomoedas – exceto bitcoin (BTC) – elas acabam sendo modismos”, disse Troy Gayeski, estrategista-chefe de mercado da FS Investments. “A promessa da blockchain é definitivamente real do ponto de vista da transação. Mas em termos de como você ganha dinheiro com isso, é um ativo cíclico”.

Certamente, o ressurgimento dos preços das criptomoedas até agora em 2023 pode estar trazendo novo capital e interesse de certos investidores, já que o setor mostra alguns sinais de melhora após o colapso da exchange cripto FTX.

PUBLICIDADE

“Parece modismo”, disse Noelle Acheson, autora do boletim informativo “Crypto Is Macro Now”, sobre a valorização dos tokens de IA. “Então, novamente, o fato de que eles existem e agora estão atraindo a atenção diz muito sobre a melhora no sentimento do mercado – os investidores estão procurando por novas ideias, o novo hype que pode gerar retornos.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Fim do rali? Bitcoin perde impulso após acumular alta de 38% em 2023

PicPay, BTG e XP ampliam criptos negociáveis em momento de volta do rali