Brasil envia primeiro carregamento de milho para a China nesta semana

Os dois países assinaram acordo no começo do ano para facilitar as exportações de milho brasileiro

Maiz
Por Tarso Veloso
23 de Novembro, 2022 | 10:11 AM

Bloomberg — O primeiro navio que transporta milho brasileiro para a China deve partir nesta quarta-feira (23), após um acordo no início deste ano entre os dois países para facilitar o comércio do produto.

O nvaio Star Iris está atracado no porto de Santos, carregado com cerca de 68 mil toneladas de grãos para a trading chinesa Cofco Corp., segundo a agência marítima Alphamar.

A China decidiu começar a comprar grãos brasileiros em maio, em parte para reduzir a dependência dos Estados Unidos e substituir o fornecimento da Ucrânia cortado pela invasão russa. Em outubro, a China aprovou mais de 130 instalações para exportação do produto. Os EUA representaram cerca de 70% das compras chinesas na temporada 2020-2021.

O mercado esperava que as importações começassem em dezembro, já que os Estados Unidos acabaram de colher uma safra. Mas como o milho americano é o mais caro do mundo, não apenas as primeiras exportações estão ocorrendo antes do esperado, mas também o total de importações pode ser maior.

PUBLICIDADE

Segundo a Alphamar, mais três navios estão programados para partir em novembro, o que pode colocar o total de embarques deste mês próximo a 200 mil toneladas. Há também outro navio que deve partir nos primeiros dias de dezembro.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Governo Lula planeja compensar produtor rural por captura de carbono

Por que as exportações do Brasil para a China podem ganhar um novo impulso

China começará a importar milho do Brasil. Veja quem se beneficia