PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eleições 2022

PoderData: Lula abre dez pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Petista tem 44% das intenções de voto, enquanto presidente tem 34%, indica levantamento feito entre 19 e 21 de junho, por telefone

Bloomberg Línea
22 de Junho, 2022 | 06:03 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O ex-presidente Lula (PT) abriu dez pontos de vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto. Segundo pesquisa do PoderData, do site Poder360, divulgada nesta quarta-feira (22), o petista tem 44% das intenções de voto e o presidente tem 34%.

PUBLICIDADE

Segundo a pesquisa, Lula oscilou um ponto para cima desde a última pesquisa, divulgada há duas semanas. Já Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Depois de Lula e Bolsonaro, que encabeçam as pesquisas, vêm os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto, seguido por André Janones (Avante), que tem 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) aparecem empatados com 1%.

PUBLICIDADE

Segundo o instituto, enquanto Lula tem 44% das intenções de voto, a soma das intenções de todos os outros candidatos é 45%. “Embora haja um empate técnico, a margem indica que o ex-presidente fica mais próximo de poder faturar a eleição no 1º turno”, diz o PoderData.

O melhor desempenho do petista é entre jovens de 16 a 24 anos (46% dos votos, contra 27% de Bolsonaro) e entre mulheres (49% a 24%).

A região em que Lula tem melhor desempenho é a Nordeste , onde ele tem 58% das intenções. Mas a única em que ele perde, por 37% a 36%, é a Região Sudeste.

Lula também vence entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos e entre quem ganha acima de cinco salários. Em ambos os casos, é o preferido de 47% dos eleitores, contra 32% de Bolsonaro.

A pesquisa foi feita por telefone e ouviu duas mil pessoas entre os dias 19 e 21 de maio. O PoderData usa uma metodologia diferente dos demais institutos de pesquisa: não usa entrevistadores, mas um software que faz ligações automáticas a partir de um banco de dados mantido pela empresa. O registro no TSE é BR-07003/2022.

PUBLICIDADE

Leia também:

Como a operação da PF que prendeu um ex-ministro pode afetar a eleição

Veja quanto cada partido vai receber do fundo eleitoral e por que isso importa

Pedro Canário

Pedro Canário

Repórter de Política da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero em 2009, tem ampla experiência com temas ligados a Direito e Justiça. Foi repórter, editor, correspondente em Brasília e chefe de redação do site Consultor Jurídico (ConJur) e repórter de Supremo Tribunal Federal do site O Antagonista.