PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Mapeando a economia global: perspectivas de crescimento continuam caindo

Os bancos centrais em todo o mundo continuam subindo as taxas de juros para combater um aumento na inflação

Postura Hawkish | Pelo menos seis bancos centrais aumentaram as taxas esta semana
Por Vince Golle e Molly Smith
15 de Maio, 2022 | 02:20 pm
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg — As perspectivas para a economia mundial estão ficando piores enquanto a guerra da Rússia na Ucrânia afeta empresas e consumidores europeus, a China emprega uma abordagem pesada em relação à Covid-19 e as condições financeiras dos EUA se apertam, de acordo com o Instituto de Finanças Internacionais.

Os bancos centrais em todo o mundo continuam subindo as taxas de juros para combater um aumento na inflação. Nos EUA, o índice de preços ao consumidor mostrou que a inflação continua bem elevada. O aperto nos orçamentos familiares também está sendo sentido no Reino Unido e na França.

Aqui estão alguns dos gráficos que apareceram na Bloomberg esta semana sobre os últimos desenvolvimentos na economia global:

Perspectiva mais fraca | FMI vê crescimento em 2022 e 2023 menor do que em janeirodfd

Mundo

A economia mundial ficará praticamente estagnada este ano à medida que a Europa entra em recessão, a China desacelera acentuadamente e as condições financeiras dos EUA apertam significativamente, de acordo com uma nova previsão do IIF, que conta com mais de 450 empresas de serviços financeiros como membros. O grupo prevê um crescimento do PIB global de 2,2% este ano, bem abaixo da estimativa do Fundo Monetário Internacional de 3,6% em base de paridade de poder de compra.

PUBLICIDADE
Gasolina em alta | Preços da gasolina sobem em relação ao diesel no noroeste da Europadfd

O mercado de gasolina está começando a ficar fora de controle – assim como o diesel antes dele. Os compradores dos EUA já estão sugando mais suprimentos da Europa à medida que a temporada de verão - que aumenta a demanda - começa. Acrescente a isso uma perda das chamadas matérias-primas secundárias da Rússia, que são críticas na produção do combustível rodoviário.

Pressões nos custos de energia caíram em abril, enquanto os serviços aumentaramdfd

Estados Unidos

Compradores de imóveis nos EUA recorrem a empréstimos de taxa variável à medida que aumenta a diferença em relação às hipotecas fixasdfd

Os americanos tiveram pouco alívio da inflação em abril, já que os preços de uma série de necessidades e categorias de gastos discricionários continuaram a subir em algumas das taxas mais rápidas de todos os tempos. Embora as medidas anuais de preços ao consumidor tenham esfriado ligeiramente em relação a março - sinalizando um pico que os economistas esperavam - os detalhes pintaram um quadro mais preocupante, já que os números mensais avançaram mais do que o previsto.

Pressão Crescente | Alimentos e produtos manufaturados estão alimentando cada vez mais a inflação francesadfd

Os compradores de imóveis nos EUA estão cada vez mais recorrendo a hipotecas com taxas ajustáveis à medida que os custos gerais dos empréstimos disparam. Os ARMs - que carregam taxas de juros variáveis que são redefinidas com base no mercado em horários predeterminados - representaram 10,8% do total de pedidos de empréstimos à habitação na semana passada. Isso representa um aumento de 3,1% da atividade no início do ano e é a maior participação desde 2008.

Europa

Britânicos estão enfrentando o segundo pior ano já registrado para padrões de vidadfd

O governo francês prometeu aumentar os benefícios sociais e emitir vales-alimentação para as famílias mais pobres, já que o recém-reeleito presidente Emmanuel Macron busca evitar o pânico sobre uma crise de custo de vida antes das eleições legislativas no próximo mês.

PUBLICIDADE
Boom de Empréstimo | A Suécia ultrapassou a maioria dos pares no crescimento da dívida das famíliasdfd

A economia do Reino Unido se contraiu inesperadamente em março, quando o aperto do custo de vida forçou os consumidores a cortar gastos, lançando dúvidas sobre a capacidade do Banco da Inglaterra de continuar subindo as taxas de juros e pressionando o governo do primeiro-ministro Boris Johnson a responder.

Comércio mais fraco | Tanto as exportações quanto as importações ficaram basicamente estáveis em relação a marçodfd

Para muitos dos consumidores altamente endividados da Suécia, o súbito aumento da taxa de juros do Riksbank no final de abril marca o início de um novo aperto com o qual as autoridades há muito se preocupam.

Ásia

Consumo se recuperou à medida que restrições da pandemia foram levantadasdfd

As exportações e importações da China sofreram em abril, com o agravamento dos surtos de Covid reduzindo a demanda, prejudicando a produção e interrompendo a logística na segunda maior economia do mundo.

Postura Hawkish | Pelo menos seis bancos centrais aumentaram as taxas esta semanadfd

Os gastos das famílias do Japão subiram em março pela primeira vez em três meses, à medida que as restrições do vírus foram suspensas em todo o país, oferecendo algum apoio ao consumo privado no final de um trimestre contundente para a economia.

Mercados emergentes

O banco central da Malásia elevou inesperadamente sua taxa básica de juros em um esforço para evitar pressões de preços, enquanto as autoridades da Argentina aumentaram os custos de empréstimos pela quinta vez este ano.

Os bancos centrais da América Latina provavelmente estenderão suas campanhas de aperto monetário além do que era originalmente esperado, depois que a inflação disparou nas previsões anteriores em abril, com aumentos acentuados nos custos de alimentos e combustíveis prejudicando os formuladores de políticas.

PUBLICIDADE

A África do Sul está caminhando para um ano recorde de cortes de energia se a taxa de avarias nas estações não melhorar, principalmente nas usinas a carvão. A nação mais industrializada da África já estava a caminho de superar o recorde anual de perda de energia por apagões controlados, uma prática localmente conhecida como corte de carga que é usada para evitar um colapso total da rede.

--Com assistência de Philip Aldrick, Paul Burkhardt, Ignacio Olivera Doll, David Goodman, William Horobin, John Liu, Rich Miller, Yoshiaki Nohara, Ania Nussbaum, Reade Pickert, Olivia Rockeman, Niclas Rolander, Andrew Rosati, Anisah Shukry, Jack Wittels , Jordan Yadoo e Lin Zhu.