PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Secretária do Tesouro vê crescimento sólido e período menos turbulento para EUA

Apesar de vários economistas projetarem recessão para 2023, Yellen acredita que expectativa de inflação no médio prazo não foi afetada

Para Yellen, é possível que o Fed tenha sorte e a alie com suas habilidades
Por Christopher Condon
04 de Maio, 2022 | 06:08 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A secretária do Tesouro americano Janet Yellen disse que espera um crescimento sólido no próximo ano, com uma possível “aterrissagem suave” para a economia, à medida que o Federal Reserve se move para reduzir a inflação.

“Acredito que veremos um crescimento sólido no próximo ano”, disse Yellen em entrevista durante um evento do Wall Street Journal nesta quarta-feira (4). “O Fed precisará ser habilidoso e também ter sorte, mas acredito que seja uma combinação possível.”

Vários economistas projetam uma recessão em 2023, à medida que o Fed aumenta as taxas de juros – inclusive com o aumento de meio ponto percentual desta quarta-feira. Mas Yellen disse que “um pouso suave é possível”.

A chefe do Tesouro disse que, embora os preços ao consumidor tenham subido, as expectativas de médio prazo para a inflação não foram tão afetadas.

PUBLICIDADE

Isso significa que este é um tipo de inflação diferente da enfrentada pelo ex-presidente do Fed Paul Volcker, disse Yellen. Volcker apertou a política monetária de forma tão agressiva no início da década de 1980 que causou uma recessão acentuada.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Nervosismo do mercado sobe além da conta até para dia de Fed

Fome mundial aumentou antes da guerra na Ucrânia e deve piorar ainda mais