Internacional

Surto de salmonela na Europa força recall de ovos Kinder

A poucos dias da Páscoa, a Ferrero continua recolhendo produtos que podem ter causado a doença na região

Doença pode ter se originado em fábrica da Ferrero na Bélgica
Por Clara Hernanz Lizarraga
07 de Abril, 2022 | 12:32 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Ferrero International está fazendo o recall de seus ovos de chocolate de marca Kinder pouco antes do feriado de Páscoa, citando uma relação com surtos de salmonela em vários países europeus.

A fabricante italiana de doces anunciou nesta quinta-feira (7) que recebeu dados dados que constatam a correspondência de genótipos entre os casos de salmonela relatados em toda a Europa e uma fábrica da Ferrero em Arlon, na Bélgica. A salmonela se originou em um filtro na saída dos tanques de matéria-prima em meados de dezembro, disse a Ferrero.

A empresa, que já havia recolhido alguns produtos potencialmente contaminados no Reino Unido e na Irlanda, ampliou o escopo dos recalls na quinta-feira para incluir outros chocolates feitos na fábrica belga. A nova leva inclui lotes dos chocolates Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs e Kinder Schokobons.

Até terça-feira (5), 134 casos de salmonela haviam sido registrados em toda a Europa, cuja causa provável foi identificada como “produtos específicos de chocolate”, informou a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar em comunicado. A maioria dos casos foi registrada na Grã-Bretanha entre crianças menores de 10 anos.

PUBLICIDADE

“Lamentamos profundamente a questão e gostaríamos de agradecer às autoridades pela colaboração e recomendações contínuas”, disse a Ferrero, acrescentando que substituiu o filtro e intensificou a fiscalização de qualidade na fábrica.

Em resposta ao surto, a unidade australiana da Ferrero está recolhendo cestas de Páscoa e alguns ovos de chocolate a partir de quinta-feira; no entanto, produtos como os ovos individuais de 20 gramas e a embalagem com três unidades não foram afetados. A unidade canadense da empresa também está fazendo recall de 10 produtos da marca Kinder devido a uma possível contaminação.

--Com a colaboração de Flavia Rotondi.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também