Mercados

Em clima de Super Quarta, Ibovespa avança seguindo exterior

Decisões de juros nos EUA e no Brasil dão o tom das negociações de hoje e elevam o bom humor dos mercados

O sentimento dos investidores também ficou positivo depois que o Kremlin deu a entender que houve progresso nas negociações de paz com a Ucrânia
16 de Março, 2022 | 11:00 am
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Após encerrar a terça-feira no vermelho e descolado de Wall Street, o Ibovespa (IBOV) busca recuperação na sessão de hoje (16), com investidores à espera das decisões de juros desta Super Quarta. O banco central americano divulga seu comunicado às 15h00 do horário de Brasília, com coletiva de imprensa do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, às 16h00. No Brasil, a divulgação é a partir das 18h30.

As ações dos Estados Unidos subiam nesta quarta-feira, depois que o Kremlin deu a entender que houve progresso nas negociações de paz com a Ucrânia, somando-se ao sentimento positivo alimentado pela promessa da China de estabilizar seus mercados. Os títulos do Tesouro e o dólar caíram antes da decisão das taxas do Federal Reserve.

O S&P 500 subia pelo segundo dia, liderado por ações de tecnologia e varejo. O petróleo WTI avançava, mas ainda abaixo de US$ 100 o barril.

Veja mais: AO VIVO: Zelenskiy discursa nesta quarta para Congresso americano sobre guerra

PUBLICIDADE

Uma proposta ucraniana de se tornar um país neutro, mas manter suas próprias forças armadas “poderia ser vista como um certo tipo de compromisso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na quarta-feira, alimentando o otimismo de que uma solução negociada pode ser possível. Mais cedo, a China prometeu políticas para estimular o crescimento econômico e impulsionar seus mercados financeiros.

  • Perto das 10h50, o Ibovespa subia 1,7%, a 110.772 pontos
  • O dólar caía 0,5%, a R$ 5,14, enquanto os vencimentos dos juros avançavam. O DI para janeiro de 2023 subia de 13,120% para 13,125%
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 1,13%, o S&P 500, 1,44%, e o Nasdaq, 2,09%

Contexto do mercado

Mais cedo, o IBGE divulgou os dados do setor de serviços de janeiro. O registro foi de queda de 0,1% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, interrompendo um avanço de 4,7% acumulado nos dois meses anteriores. Com o resultado de janeiro, o setor ficou 7,0% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e está operando em nível pouco abaixo de agosto de 2015.

Para a noite de hoje, a expectativa é de que o Copom eleve a Selic na quarta-feira em 1 ponto percentual, para 11,75%, sem descartar decisão mais agressiva, diante da piora do cenário para a inflação.

Os analistas acreditam que o BC adotará um tom hawkish no comunicado da decisão, mas que deixará em aberto a sinalização dos próximos passos, em razão do cenário de incertezas. Na reunião passada, o BC indicou que iria desacelerar o ritmo de aperto.

PUBLICIDADE

(Com informações de Bloomberg News)

Leia também

Aluguel tem maior alta em fevereiro desde 2011; veja cidades mais caras

Falsas debêntures: Investidores denunciam golpe em site de Campinas

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE