IPVA: Placa com final 3 em São Paulo paga hoje 2ª parcela do IPVA 2022

Neste ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi parcelado em cinco vezes, de fevereiro a junho

Autos
14 de Março, 2022 | 03:08 PM

Bloomberg Línea — Os donos de veículos de São Paulo com placa final 3 têm até esta segunda-feira (14) para pagar a segunda parcela do IPVA de 2022 com desconto de 5%. O mesmo valerá para os veículos com placa final 4 na terça, com placa final 5 na quarta, e assim por diante até o dia 23, excluindo os finais de semana.

Neste ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi parcelado em cinco vezes, de fevereiro a junho.

A consulta do valor do imposto pode ser feita em instituições da rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Em abril, o pagamento da 3ª parcela com 5% acontecerá no dia 11 de abril para veículos com final 1, seguindo a mesma ordem.

PUBLICIDADE

Multa para quem deixar de pagar

O contribuinte que deixar de pagar o IPVA fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa básica Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é de em 20% do valor do imposto.

Como pagar o IPVA?

Para pagar, é necessário informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) nos canais oferecidos pela rede bancária e realizar o recolhimento do tributo.

É possível utilizar internet banking, débito agendado, aplicativos bancários ou terminais de autoatendimento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

PUBLICIDADE

O que é o IPVA?

O IPVA é um imposto pago por proprietários de veículos de todos os tipos, sejam carros, caminhões, motos, vans, ônibus, etc

Ele foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária única (TRU), que era vinculada a gastos com o sistema de transportes.

A quantia arrecadada do IPVA é dividida entre o estado, município e governo geral, e eles aplicam o montante conforme a necessidade - seja em mobilidade, educação, saúde.

Leia também

A hora dos emergentes: analistas dizem que títulos estão ‘baratos demais’

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.