Mercados

Ibovespa oscila entre queda da Vale e recuperação da Petrobras

Papéis da Petrobras se recuperam das quedas firmes da véspera, enquanto o Governo se movimenta na busca por uma solução para as altas dos preços dos combustíveis

Desdobramentos em torno da guerra entre Rússia e Ucrânia também seguem monitorados de perto
08 de Março, 2022 | 11:14 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — Enquanto as bolsas europeias e os futuros americanos oscilam na manhã desta terça-feira (8), o Ibovespa opera instável, com os papéis da Petrobras (PETR4) e (PETR3) em altas consistentes. Na contramão, o recuo da ação da Vale (VALE3) pesa.

Os desdobramentos em torno da guerra entre Rússia e Ucrânia seguem monitorados de perto. A Casa Branca deve anunciar hoje que irá impor uma proibição às importações norte-americanas de energia russa sem a participação de seus aliados europeus, de acordo com a Bloomberg News citando fontes não identificadas.

A proibição incluirá petróleo russo, gás natural liquefeito e carvão, segundo duas pessoas, que falaram sob condição de anonimato. A decisão foi tomada em consulta com aliados europeus, que dependem mais da energia russa do que os EUA, disse outra pessoa.

As pessoas falaram sob condição de anonimato antes do anúncio devido à sensibilidade do assunto. Porta-vozes do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca se recusaram a comentar imediatamente.

PUBLICIDADE
  • Perto das 11h05, o Ibovespa subia 0,12%, a 111.724 pontos
  • O papel PN da Petrobras (PETR4) subia 2,96%, e o ON (PETR3), 2,37%. Já Vale ON (VALE3) caía 0,65%
  • O dólar caía 0,24%, a R$ 5,09, enquanto os vencimentos dos juros avançavam. O DI para janeiro de 2023 subia de 13,090% para 13,105%
  • Nos EUA, o futuro do Dow Jones subia 0,20% e o S&P 500, 0,18%. Já o futuro do Nasdaq caía 0,11%

Contexto

Os papéis da Petrobras se recuperam das quedas firmes da véspera, enquanto o Governo se movimenta na busca por uma solução para as altas dos preços dos combustíveis, ao passo que os preços do petróleo seguem disparando.

Veja mais: AO VIVO: Biden deve anunciar proibição de petróleo russo nos EUA ainda hoje

O aumento dos preços da energia está complicando a tarefa dos formuladores de políticas, que enfrentam um delicado ato de equilíbrio no aperto para conter a inflação sem matar a recuperação econômica. Autoridades do Federal Reserve devem se reunir em 16 de março para revisar as taxas de juros.

Enquanto isso, a London Metal Exchange suspendeu as negociações de níquel após um pequeno aperto que elevou os preços em alta de até 111%. A russa MMC Norilsk Nickel PJSC é a maior produtora do metal, usado para fabricar aço inoxidável e baterias de automóveis.

(Com informações de Bloomberg News)

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.