Agência de Energia Atômica vê níveis de radiação inalterados em usina

A Sociedade Nuclear Americana disse que não havia sinais de que os danos causados pelo ataque representassem uma ameaça adicional

Usina de Zaporizhzhya no sudeste do país
Por Bloomberg News
04 de Março, 2022 | 12:18 AM

Bloomberg — Os níveis de radiação da usina de Zaporizhzhia permanecem inalterados, informou a Agência Internacional de Energia Atômica em um post no Twitter, citando autoridades ucranianas.

A Sociedade Nuclear Americana disse separadamente em comunicado que não havia sinais de que os danos causados pelo ataque representassem uma ameaça adicional ao público. “Tanto a Rússia quanto a Ucrânia devem entender a importância de garantir a segurança das usinas nucleares e de seus funcionários”, disse o grupo sem fins lucrativos La Grange Park, Illinois.

A Ucrânia disse à Agência Internacional de Energia Atômica que o incêndio “não afetou equipamentos ‘essenciais’” e o pessoal da fábrica estava tomando “ações mitigatórias”. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que um incêndio ocorreu na usina de Zaporizhzhia e pediu aos militares da Rússia que suspendam imediatamente os disparos.

Mais cedo, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, conversou com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal e o regulador nuclear da Ucrânia sobre a “situação grave” na usina, de acordo com um post no Twitter da agência.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também