PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Nasdaq caminha para a maior queda desde 2008; riscos se acumulam

O índice Nasdaq 100 caiu 13,7% este ano, incluindo uma queda de 0,7% nesta segunda-feira

O índice Nasdaq 100 caiu 13,7% este ano, incluindo uma queda de 0,7% na segunda-feira
Por Ryan Vlastelica
28 de Fevereiro, 2022 | 12:38 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Fevereiro provavelmente não parece o mês mais curto do ano para investidores em ações de tecnologia, com constante volatilidade se baseando no que já era o pior início de ano do setor desde 2016. E parece que o mês terminará em outra nota sombria nesta segunda-feira.

Os riscos se acumularam, à medida que a inflação desenfreada sublinhou as expectativas de taxas de juros mais altas e a invasão da Ucrânia pela Rússia levou os mercados a uma situação ruim. O índice Nasdaq 100 (NDX) caiu 13,7% este ano, incluindo uma queda de 0,7% na segunda-feira. Ele se encaminha para sua maior queda em dois meses desde 2008 e seus primeiros declínios mensais consecutivos desde o final de 2020.

PUBLICIDADE

Entre os superlativos notáveis de fevereiro, a Tesla (TSLA) está pronta para sua maior queda mensal em um ano, enquanto a Apple (AAPL) está caminhando para a maior desde setembro. A Meta Platforms (FB) está olhando para sua maior queda mensal já registrada, uma queda de mais de 30% após um relatório de lucros catastrófico.

Na segunda-feira, a Apple caiu 0,6%, a Microsoft (MSFT) perdeu 0,5%, a Amazon (AMZN) caiu 1,2%, a Alphabet (GOOG) caiu 1,1% e a Meta caiu 1,5%. A Tesla subiu 1,9%.

Os ganhos acima do previsto mais a queda nos preços das ações significam que os valuations agora são mais razoáveis. E o Nasdaq 100 resistiu bem desde o início da guerra, ganhando nas duas últimas sessões. No entanto, o impacto econômico da invasão permanece desconhecido, e o Federal Reserve ainda está pronto para aumentar as taxas de juros.

PUBLICIDADE

“Este é o ambiente mais difícil que tivemos em anos”, disse Ted Mortonson, estrategista de tecnologia da Robert W. Baird & Co. “Eu não acho que o ambiente da taxa está totalmente contabilizado, e nós estamos lidando com uma inflação secular, o que faz com que esse ciclo seja diferente. O sentimento está em algum lugar entre o medo e o pânico agora, e não acho que vimos pânico ainda”.

Em um sinal de quão generalizada é a liquidação nas ações dos EUA, mais de 70% das ações do Nasdaq Composite Index agora estão sendo negociadas abaixo da média móvel de 200 dias, o nível mais alto desde o pico da liquidação da pandemia em 2020.

Principais histórias de tecnologia

  • A Meta Platforms encontrou e desativou uma rede de desinformação que operava contas, grupos e páginas direcionadas à Ucrânia em suas redes sociais, informou a empresa no final do domingo.
  • Um fabricante de chips chinês, Fujian Jinhua Integrated Circuit, colocado na lista negra por Washington como ladrão de tecnologia há mais de três anos, está finalmente tendo a chance de provar que foi acusado injustamente.
  • O YouTube deixará de exibir anúncios em canais da mídia estatal russa e outras contas incluídas nas sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou
  • O Twitter disse que suspendeu toda a publicidade na Rússia e na Ucrânia, buscando garantir que as postagens promocionais não prejudiquem as informações de segurança pública enviadas pela rede social
  • O Airbnb está oferecendo hospedagem gratuita para até 100.000 refugiados ucranianos que estão fugindo da invasão russa e trabalhará com os estados europeus vizinhos para fornecer estadias de longo prazo

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE