Sites fora do ar da Americanas derrubam ações tech e limitam alta do Ibovespa

Grupo varejista tirou sites do ar após ‘acesso não autorizado’, levando papéis da Positivo, Locaweb e outros junto

Americanas é a segunda companhia a reportar problema do tipo neste ano na B3
21 de Fevereiro, 2022 | 11:36 AM

Bloomberg Línea — O índice Ibovespa (IBOV) acompanhava o sentimento misto do exterior e subia levemente no início desta segunda-feira (21), feriado nos Estados Unidos que mantém os índices à vista fechados por lá. Ainda assim, a queda das ações da Americanas (AMER3), cujos sites estão fora do ar, levava à um sell-off de papéis ligados à tecnologia brasileira, com quedas para Méliuz (CASH3), Locaweb (LWSA3), Positivo (POSI3) e Cielo (CIEL3).

  • Perto das 11h20, o principal indicador da bolsa brasileira subia 0,28%, a 113.273 pontos
  • Os papéis da Americanas recuavam 4,27% com os principais sites do grupo varejista fora do ar após a empresa identificar um “acesso não autorizado”.
    • É a segunda companhia a reportar problema do tipo neste ano na B3. Em janeiro, a locadora de carros Localiza sofreu um ataque cibernético, sofrendo interrupção do seu sistema.
    • No ano passado, diversas companhias enfrentaram transtorno semelhante, como o grupo de medicina diagnóstica Fleury, a operadora de pacotes de viagens CVC e a seguradora Porto Seguro.

Investidores esperam indicações

Na semana passada, apesar de uma sequência de pregões positivos, o principal índice de renda variável da Bolsa brasileira recuou 0,61%.

  • Hoje, lideravam as altas do pregão Rumo (RAIL3), que semana passada fecharam em queda de 8,81%, e os papéis ligados a commodities, como Petrobras (PETR3;PETR4) e 3R (RRRP3).

Os preços do petróleo caíram e depois se recuperara após a França declarar que os presidentes dos EUA e da Rússia concordaram com uma reunião de cúpula sobre a Ucrânia, oferecendo esperança de um alívio nas tensões que abalaram os mercados de energia.

  • O West Texas Intermediate (WTI) recuava 2,7%, antes de recuperar a maior parte da queda, depois que os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin concordaram com o “princípio” de uma cúpula proposta pelo presidente francês Emmanuel Macron, segundo declarações da Casa Branca.
  • Atenção ainda para o minério de ferro, com novas intervenções do governo chinês.

Confira o desempenho dos principais mercados nesta segunda-feira (21)

  • O Ifix (índice que acompanha os fundos imobiliários listados na B3) subia 0,07%
  • O dólar comercial recuava 0,89%, a R$ 5,0928
  • No mercado de juros futuros, recuavam, acompanhando o câmbio e o desempenho das Treasuries nos EUA. O DI com vencimento em 2025 caiu dois pontos-base, a 11,345%
  • O Bitcoin (BTC) subia 1,27%, a US$ 38.698,50

Veja mais: Dúvidas sobre chance de encontro entre Biden e Putin desanimam mercados

PUBLICIDADE

Cena internacional

A possibilidade de uma reunião entre os líderes Joe Biden e Vladimin Putin sobre a Ucrânia aliviou a tensão na abertura dos mercados, mas o fato de a Rússia ter dito que “não há planos concretos” para esta cúpula renova a incerteza. Embora não exclua uma eventual cúpula, o Kremlin considerou “prematuro” falar sobre essa possibilidade.

Hoje é feriado nos EUA e as bolsas permanecerão fechadas nesta segunda-feira. Tanto as bolsas europeias como mercado futuro de índices, em funcionamento hoje, começaram com valorizações, mas as incertezas sobre a realização deste encontro entre chefes de Estado fez que os negócios se situassem no campo negativo.

--Com a colaboração de Michelly Teixeira

PUBLICIDADE

Leia também:

Bancos mandam vender Nubank, mas ação dispara 37% na semana

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.