XP anuncia criação de corretora com escritórios de agentes autônomos

BRA e a BS Investimentos têm juntas R$ 5 bilhões sob gestão e 90 mil clientes; fusão foi negociada em 2021

A partir da esq., Daniel Braga (BRA), Guilherme Sant’Anna (XP) e Rodrigo Imperatriz (BS)
21 de Janeiro, 2022 | 08:00 AM

Bloomberg Línea — A XP anunciou nesta sexta-feira (21) a criação de uma corretora de investimentos com os escritórios de agentes autônomos BRA Investimentos e BS Investimentos.

O BRA Investimentos e BS Investimentos têm, juntos, R$ 5 bilhões sob custódia e 90 mil clientes. A previsão é que a nova corretora entre em operação no próximo ano. A operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores aplicáveis, incluindo o Banco Central, e do cumprimento de condições precedentes.

Segundo o comunicado, a XP terá participação minoritária no novo negócio, mas não disse o tamanho da fatia da nova corretora, ainda sem nome.

Veja mais: Grupo XP e Banco Modal fecham acordo para combinação de negócios

PUBLICIDADE

Em nota, a XP cita que a previsão é que a nova corretora entre em operação no próximo ano. O negócio ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores, incluindo o Banco Central, e do cumprimento de determinadas condições precedentes, informou o grupo, sem detalhar.

A BRA Investimentos foi fundada em 2013, no Rio de Janeiro, e tem Illan Besen como um dos sócios fundadores. Já a BS Investimentos começou em 2009 como uma gestora, atuando como escritório de agente autônomo a partir de 2011 e conta com Rodrigo Imperatriz como sócio.

“É um projeto com grande potencial de crescimento e em linha com a nossa visão de posicionar a XP como a casa do empreendedor”, disse Guilherme Sant’Anna, sócio-diretor da XP, no comunicado.

PUBLICIDADE

A XP diz que a fusão foi negociada ao longo de 2021 entre duas casas, que possuem cerca de 100 assessores.

Leia também:

BBB 22: Por dentro da máquina de dinheiro da Globo

Ataque da Capitânia ao Pátria expõe ressaca dos fundos imobiliários

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.