PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ESG

MacKenzie Scott, ex de Bezos, faz doação de R$ 4,2 mi a ONG brasileira

Quantia doada por ex-esposa de Jeff Bezos será utilizada no desenvolvimento de tecnologia e soluções de capacitação de lideranças públicas

Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — Nesta quinta-feira (13), o Vetor Brasil, organização da sociedade civil (OSC) que desenvolve profissionais para o setor público, anunciou o recebimento de um investimento de R$ 4,2 milhões da escritora, ativista e filantropa americana MacKenzie Scott, ex-mulher do empresário Jeff Bezos, da Amazon.

Segundo o Vetor, o valor será investido em tecnologia para desenvolvimento de novas soluções e campanhas de sensibilização sobre a importância de fomentar mudanças sistêmicas como o desenvolvimento de lideranças públicas. Para receber o aporte, o Vetor passou por uma análise da Bridgespan, consultoria internacional que auxiliou Scott em suas doações.

PUBLICIDADE

“Trata-se de um marco em nossa história, que chancela a relevância do nosso propósito”, disse Joice Toyota, cofundadora e coCEO do Vetor Brasil. “A MacKenzie Scott acreditou, confiou e nos deu total liberdade para usar todo o dinheiro onde, como e quando acharmos melhor. Esse modelo irrestrito de investimento em organizações e não em projetos não é comum aqui no Brasil”, comentou.

Em 2020, Scott decidiu acelerar suas contribuições, diante dos efeitos econômicos da crise e têm baixo acesso ao capital filantrópico. “Pessoas que lutam contra as desigualdades merecem o centro do palco nas histórias sobre as mudanças que estão criando”, diz MacKenzie. “Colocar os doadores como protagonistas no progresso social é uma distorção de seu papel. Estamos apenas tentando contribuir com uma fortuna que foi possibilitada por sistemas que precisam de mudança.”

O Vetor Brasil atua identificando e capacitando pessoas para aumentar a eficiência do setor público, visando reduzir as desigualdades sociais do país. O objetivo é gerar um impacto social em escala. Os candidatos são selecionados com base em competências e experiências socioemocionais, valorizando a diversidade.

PUBLICIDADE

Segundo a organização, desde 2015, ano de sua criação, mais de 100 mil candidatos foram avaliados e cerca de 400 profissionais estão, atualmente, em governos liderados por 14 partidos políticos diferentes, sendo que 11 pessoas ocupam posição de liderança na gestão pública.

Leia também

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE