promo
Negócios

Grupo quer boicotar a Amazon durante a Black Friday

Fórum da plataforma Reddit está convocando seus mais de um milhão de membros para o boicote

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Um fórum da plataforma Reddit chamado r/antiwork está convocando seus mais de um milhão de membros para boicotar a Amazon na Black Friday, um dia após o feriado de Ação de Graças, quando os varejistas geralmente veem um grande aumento nas compras.

O grupo, que é formado por pessoas que pediram demissão de seus empregos, planejou originalmente liderar uma greve mais ampla entre os trabalhadores do setor de varejo, mas mudou para um boicote.

“Não compre na Amazon na Black Friday. Nem mesmo visite a página da web ou o aplicativo da Amazon. Esta é uma tarefa fácil de realizar, mas terá alguns resultados muito poderosos “, escreveu um usuário em uma postagem chamada Black Friday Boycott, que teve 2.200 votos a favor. “Ao concentrar nossos esforços em um inimigo, tornamos mais fácil participar, e a Amazon é o feudo digital mais vulnerável a esses boicotes.”

Veja mais: Batalha da Amazon contra a Visa está escalando

Projetado para aqueles que “querem terminar o trabalho” ou “querem tirar o máximo proveito de uma vida sem trabalho”, o fórum ganhou popularidade entre os trabalhadores subvalorizados e esgotados que estão cada vez mais insatisfeitos nos Estados Unidos. Capturas de tela de pessoas saindo de seus empregos e postagens sobre ambientes de trabalho tóxicos recebem milhares de curtidas e centenas de comentários. A ganância corporativa e as falhas do capitalismo são tópicos populares.

Mais pessoas estão parando

O grupo está atualmente entre os 15 fóruns de crescimento mais rápido no Reddit, de acordo com as métricas públicas do site. Embora já exista desde 2013, o crescimento de assinantes disparou recentemente - dobrando apenas nos últimos dois meses. Isso coincide com uma onda de funcionários deixando seus empregos em todo o mundo. Nos EUA, um recorde de 4,4 milhões de pessoas largou seus empregos em setembro, de acordo com dados do Departamento do Trabalho.

Todas essas pessoas fazem parte de uma tendência chamada “A Grande Renúncia”, na qual uma série de fatores que estão permitindo que funcionários demitam-se. A pandemia também levou muitos a reavaliar o que desejam de suas carreiras e de suas vidas. Alguns querem ainda mais flexibilidade em seus empregos ou estão buscando mais significado em suas funções. Outros foram forçados a encontrar um novo emprego quando indústrias inteiras ficaram às escuras.

Veja mais: Amazon traz disputa com Visa para mercado de varejo dos EUA

A tendência de rotatividade pode ter algum poder de permanência. Em uma pesquisa recente da Quinnipiac, mais de 40% dos entrevistados entre 18 e 49 anos planejavam mudar de emprego em um futuro próximo para obter melhores salários ou condições de trabalho.

Greves na Black Friday

Embora o fórum do Reddit não esteja liderando uma greve na Black Friday, outros grupos certamente estão. Jornalistas do Wirecutter, braço do New York Times, estão se recusando a trabalhar porque a empresa se recusa a concordar com um acordo coletivo de aumentos salariais, dizem eles.

Os membros do fórum r/antiwork esperam liderar uma greve um dia, mas não agora. “Este boicote é muito diferente de outra greve geral fracassada”, disse o post. “Ninguém corre o risco de perder seu sustento, não temos pretensão de extrair concessões, pelo menos não desta vez, e isso ajuda a desenvolver uma comunidade que se tornará cada vez mais capaz de empoderar os trabalhadores do mundo.”

Veja mais em bloomberg.com