Starlink, de Musk, pode usar o Vodafone Spectrum para banda larga por satélite

Empresa está competindo com a OneWeb para oferecer internet a partir da órbita terrestre baixa para consumidores e empresas em regiões sem comunicações terrestres fixas e sem fio

Starlink quer oferecer internet a partir da órbita terrestre baixa para consumidores e empresas em regiões sem comunicações terrestres fixas e sem fio
Por Rebecca Smith
24 de Outubro, 2021 | 10:41 AM

Bloomberg — A Starlink, empresa de Elon Musk, está considerando uma parceria com a Vodafone Group Plc para expandir seu serviço de banda larga via satélite, informou o Telegraph no domingo, citando pessoas não identificadas na indústria.

A Starlink tem buscado infraestrutura de estação terrestre e espectro de alta frequência para expandir a capacidade de seu serviço, disse o jornal.

Um porta-voz da Vodafone disse ao Telegraph: “Em relação ao espectro de satélites, podemos confirmar que estamos em conversações com vários operadores. Estamos perto de fechar um acordo.”

A Starlink não respondeu ao pedido do Telegraph para comentar.

PUBLICIDADE

O jornal citou um pedido da Vodafone ao órgão regulador do setor no Reino Unido, Ofcom, afirmando que a empresa está aberta a abordagens de companhias de satélite que queiram alugar o espectro que detém sob licença para uso em links de gateway para seus satélites.

A Starlink está competindo com a OneWeb, apoiada pelo Reino Unido, para oferecer internet a partir da órbita terrestre baixa para consumidores e empresas em regiões do mundo onde as comunicações terrestres fixas e sem fio não são lucrativas.

Ambos buscam parcerias com empresas de telecomunicações como parte do processo. Em setembro, a OneWeb anunciou um acordo com a AT&T Inc. para que usasse os satélites da OneWeb para oferecer banda larga a empresas em áreas remotas.

PUBLICIDADE

A Starlink já havia dito que assinou acordos com duas operadoras de telecomunicações de “grandes países” que não mencionou, já que a Space Exploration Technologies Corp. de Musk se aproxima da cobertura global da Starlink.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Brasil abre as portas para negociação do mercado de carbono na COP26

Título verde do agronegócio vira case do Brasil na COP-26

Crise energética é novo obstáculo da meta de carvão da COP26