O boom no preço de carros usados atesta a falta de chips

Apetite crescente por veículos usados evidencia como a escassez de componentes na cadeia de suprimentos está mudando os hábitos dos consumidores

Preços médios subiram 30% em setembro em comparação com um ano atrás
Por Ivan Levingston
24 de Outubro, 2021 | 08:57 AM

Bloomberg — As concessionárias de carros usados estão desfrutando de um boom na demanda, à medida que a pandemia pressiona o fornecimento de chips para veículos novos.

Os preços médios subiram 30% em setembro em comparação com um ano atrás, de acordo com a Motorway, uma startup com sede em Londres, que conecta consumidores e concessionárias. O melhor desempenho foi o Aston Martin Vanquish, que saltou 37% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, para um preço de 84.000 libras (US$ 114.500).

O apetite crescente por veículos usados evidencia como a escassez de componentes-chave na cadeia de suprimentos, como chips, está mudando os hábitos dos consumidores em todo o mundo, em meio à crise da Covid-19. E isso está trazendo ganhos inesperados para quem quer se livrar de seus carros usados. Em todo o mundo, os preços aumentaram 19% em uma base anual até agosto, de acordo com o índice americano de veículos usados, Manheim, de Atlanta, na Geórgia, compilado pela Cox Automotive.

Há poucos carros novos sendo fabricados e entregues, então há um grande problema com o estoque de carros novos e isso está gerando toneladas de demanda de carros usados”, disse o CEO da Motorway, Tom Leathes. “A escassez de chips ainda vai durar um tempo.”

PUBLICIDADE

A Motorway, que opera leilões diários e vende mais de 8.000 carros por mês, disse que registrou 306 milhões de libras em vendas no terceiro trimestre deste ano, um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2020. Ela espera que as vendas anuais feitas por meio de sua plataforma cheguem a US$ 2 bilhões no próximo ano.

Ao lado do Aston Martin Vanquish, os mais vendidos foram o Vauxhall Agila e o Ford Focus, à frente do Volkswagen Eos, de acordo com a Motorway. O Modelo S da Tesla ficou atrás de vários outros modelos, aumentando 14% no ano passado.

Mais de 3.000 concessionárias usam a plataforma da Motorway, na qual mais de 100.000 carros usados foram vendidos desde seu lançamento em 2017, segundo a empresa.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Varejistas devem decepcionar clientes nas festas de fim de ano

10 lugares mais caros para ir ao supermercado no Brasil