promo
Mercados

Ibovespa sobe com investidor aproveitando oportunidades

Quedas nos juros favorecem setores que foram castigados recentemente

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O principal índice acionário brasileiro opera em alta na tarde desta quarta-feira (13), seguindo o caminho oposto ao observado nos principais índices de Nova York que, apesar de mistos, seguem maior viés negativo. Os investidores aproveitam as oportunidades com os papéis que se beneficiam da queda nos juros vista aqui e nos Estados Unidos. O dólar, por sua vez, avança.

  • A bolsa tem alta consistente de mais de 1%. A alta dos papéis da Petrobras (PETR4) favorece o índice, ao mesmo tempo que, as ações da Vale (VALE3), e outras ações ligadas ao minério de ferro, operam em queda. Movimento ocorre devido as perdas registradas pela commodity na China.
  • O dólar opera em alta, com os investidores avaliando os dados de inflação dos EUA, enquanto as taxas dos juros futuros caem, em linha com a queda dos rendimentos dos Treasuries.

Também favoreceram a bolsa os comentários do presidente da Câmara, Arthur Lira, que declarou que a PEC dos Precatórios deve ter uma vitória tranquila no plenário na próxima semana - o que seria uma vitória para o governo. Além disso, Lira também mencionou os altos preços do gás de cozinha e criticou o monopólio da Petrobras.

Nos EUA, os dados divulgados mais cedo mostraram que o índice de preços ao consumidor (CPI) aumentou 0,4%, contra uma estimativa de um ganho mensal de 0,3%.

  • Câmbio: Perto das 14h30, o dólar operava em alta de 0,64% a R$ 5,56
  • Bolsa: O Ibovespa subia 1,41%, a 113.759 pontos
    • Lideram as altas percentuais GPA (PCAR3), Banco Pan (BPAN4) e Cogna (COGN3). As ações da Vale (VALE3), Bradespar (BRAP4) e CSN (CSNA3) são destaques negativos
  • Destaques da bolsa: A rede de farmácias Pague Menos aprovou a emissão de R$ 450 milhões em debêntures não conversíveis em ações, com o objetivo de alongar dívida com vencimento em 2022.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2023 cai de 9,07% para 9,04%, o para janeiro de 2027 vai de 10,51% para 10,42%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones cai 0,04%, enquanto o S&P 500 sobe 0,22%, e o Nasdaq sobe 0,57%

-- Com informações de Bloomberg News

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.