Ibovespa fecha em alta com ganhos em commodities

Ganhos das blue chips favoreceram o desempenho do índice no final do dia

Por

São Paulo — Depois de um dia de volatilidade, o Ibovespa encerrou o pregão com leve alta, impulsionado pela força das blue chips, que se beneficiaram dos ventos positivos que vieram do exterior, que também teve um dia sem rumo definido. O dólar também subiu, com a situação fiscal do país pesando, além dos sinais do Federal Reserve nos Estados Unidos. Por aqui, amanhã o foco será a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Politica Monetária (Copom).

  • Apesar das pressões mistas, a bolsa engatou a alta no final da sessão. As altas dos preços das commodities no mercado internacional favoreceram papéis como Vale (VALE3) e PetroRio (PRIO3), que conseguiram segurar o índice no azul.
  • O dólar subiu, com o fortalecimento da moeda americana visto hoje no mercado externo e os temores fiscais que ainda rondam a cena política doméstica, que também impactaram as taxas dos juros futuros.

Na cena local, durante a tarde, o destaques foi a fala do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que disse que a empresa não vai mexer na política de preços dos combustíveis. A estatal chamou a imprensa para falar sobre o assunto após o presidente Jair Bolsonaro admitir, durante um evento em Brasília hoje mais cedo, o aumento nos preços dos combustíveis.

Na mesma ocasião, o ministro Paulo Guedes reforçou o compromisso fiscal do governo, pedindo também colaboração entre os poderes. “Nos foram pedidos um reforço do Auxílio Emergencial. O Auxílio Brasil, com responsabilidade fiscal, dentro do Teto de Gastos, exige apoio do Congresso. Esse reforço exige a cooperação dos poderes”, disse Guedes.

  • Câmbio: Perto das 17h30, o dólar operava em alta de 0,84% a R$ 5,37
  • Bolsa: O Ibovespa fechou em alta 0,27%, a 113.583 pontos
    • Lideraram as altas percentuais BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e PetroRio (PRIO3). As ações da Méliuz (CASH3), Via (VIIA3) e Banco Inter (BIDI11) foram destaques negativos
  • Destaques: Durante a tarde, a Vale (VALE3) informou que trinta e nove funcionários ficaram presos no subsolo de uma mina em Sudbury, no Canadá, após um incidente ocorrido na tarde de domingo.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro próximo subiu de 7,135% para 7,145%, enquanto a taxa para janeiro de 2027 foi de 10,42% para 10,56%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones subiu 0,21%, enquanto o S&P 500 caiu 0,28% e o Nasdaq 0,52%
  • Bitcoin: Perto das 17h30, a criptomoeda operava em queda de 1,00%, a US$ 42.847

Leia também

Vacina da Pfizer contra Covid é segura para adolescentes

Defensores da ivermectina elevam uso não comprovado para Covid

Presidente da Caixa testa positivo para Covid após viagem aos EUA