Negócios

Quem são os novos magnatas dos apartamentos de luxo de Miami?

Jorge Pérez criou o Related Group – a emblemática incorporadora imobiliária responsável por muitos dos apartamentos de luxo de Miami; atualmente, seus filhos assumem as rédeas do negócio

Nick e Jon Paul Pérez na nova sede do Related Group em Coconut Grove
Por Marcella McCarthy (Brasil)
26 de Setembro, 2021 | 08:30 am
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Línea — As pessoas costumam dizer que não há espaço em Miami para outro prédio de apartamentos de luxo, mas a equipe do Related Group dirá que eles estão errados. Na pandemia, a empresa tinha o equivalente a cerca de dois a três anos de imóveis não vendidos e esperava que a situação piorasse. Mas, para sua surpresa, os apartamentos foram vendidos, a construção nunca parou, e os locatários continuaram pagando.

Miami costumava depender de compradores sul-americanos, mas agora as compras estão equilibradas e 50% das vendas são realizadas a norte-americanos”, disse Jon Paul Pérez, o novo presidente da empresa e filho de Jorge Pérez, que fundou a empresa em Miami em 1979.

Se você mora ou já visitou Miami, provavelmente já passou por um prédio construído pelo Related Group – a antiga incorporadora de apartamentos de luxo de Miami. E se você for um apreciador de arte, você provavelmente conhece o Pérez Art Museum Miami (PAMM), que recebeu o nome devido a Jorge Pérez. Resumindo, o Related Group é uma parte muito importante da história de Miami. Até pouco tempo atrás, a empresa era administrada pelo próprio Pérez, mas quando a pandemia foi declarada, seu filho, Jon Paul (conhecido como JP) aceitou o desafio e administrou tudo via Zoom quando o pai não conseguia – nem queria – acompanhar o novo mundo do trabalho remoto.

JP tornou-se presidente do Related Group em outubro de 2020, cargo para o qual foi preparado a vida toda. A Bloomberg Línea conversou com JP e seu irmão Nick (vice-presidente do Related) sobre seu primeiro ano no comando e sobre o que podemos esperar dessa nova geração de magnatas dos apartamentos de luxo.

PUBLICIDADE

Embora a mudança tivesse demorado muito para acontecer, “o Covid acelerou a transição. Eu caí de paraquedas e tive que me virar, mas me saí bem”, disse JP. Ele trabalha na empresa desde 2012.

Pérez, que é argentino, fundou o Related com seu melhor amigo e sócio Stephen Ross, que também é dono do Miami Dolphins. Pérez e Ross estão na lista de bilionários da Forbes.

“Uma das primeiras lembranças que temos é de sentar no banco de trás do carro e visitar canteiros de obras com meu pai”, disse Nick. Embora seu pai os encorajasse a seguir suas próprias paixões, os dois filhos decidiram seguir os passos do pai. Para pegar o jeito, eles foram obrigados a trabalhar fora dos negócios da família primeiro. Ambos foram para Nova York e trabalharam na The Related Companies of New York, liderada por Ross, e mais tarde obtiveram MBA pela Kellogg School of Management da Northwestern University, conhecida por seu foco em empresas familiares.

E, assim como muitos nativos de Miami, eles partiram, mas acabaram voltando para casa.

PUBLICIDADE

Embora o Related não trabalhe apenas com apartamentos de luxo – a empresa também constrói casas, hotéis, edifícios comerciais e restaurantes a preços acessíveis – o trio de pai e filhos é conhecido em Miami como Condo Kings (Reis dos Apartamentos de Luxo, em português). Para conferir maior status às suas propriedades, eles costumam firmar parcerias com marcas de luxo – como é o caso de seu prédio mais novo, Baccarat Residences, no coração de Brickell, que eles afirmam que terá os mesmos padrões de luxo da marca francesa de cristais cujo nome foi homenageado.

“Isso dá confiança ao comprador em termos de qualidade do apartamento adquirido”, disse JP. Na verdade, criar esse tipo de luxo “em um patamar acima” é algo que os irmãos trouxeram para o Related Group. É um conceito ao qual foram expostos durante sua estada em Nova York.

Além da qualidade dos prédios em si, eles também são conhecidos por incluir obras de arte com qualidade de museu, como as famosas estátuas de Botero que enfeitam as residências em muitas das propriedades. Isso é porque Pérez “é extremamente apaixonado por arte”, daí sua doação de US$ 40 milhões (em arte e em dinheiro) para o PAMM. “Ele está em Basel neste momento comprando mais arte”, acrescentou JP. A Art Basel Switzerland – a feira de arte – ocorreu entre 21 e 26 de setembro em Basel, na Suíça.

Enquanto os edifícios possuem a maior parte de sua própria arte, cerca de 90% das obras são, na verdade, alugadas da coleção particular de Pérez.

A marca que os novos magnatas trazem é a de uma geração mais jovem. Por exemplo, o Related tem vários projetos em andamento no bairro de Wynwood, em Miami, área que JP diz que seu pai tradicionalmente teria negligenciado “porque ele mesmo nunca iria para lá”. O bairro começou como um distrito de armazéns, mas hoje está repleto de arte de rua e abriga os restaurantes mais badalados; a única coisa que faltava era edifícios residenciais e comerciais. Mas o Related Group está com a mão na massa.

Pérez, que ainda é presidente do conselho e CEO, precisou ser convencido da viabilidade dos projetos de Wynwood, mas JP disse: “99,2% das vezes ele diz ‘Ótimo!’”

PUBLICIDADE

Além de haver menos festas de lançamento e menos festas de corretores, JP diz que as vendas não diminuíram. Dito isso, eles fizeram uma pequena alteração em seu protocolo de vendas. Antes, costumavam exigir um sinal de 50% para as unidades em pré-construção, mas agora aceitam 40%, disse.

Leia também

Safra de vinhos da Europa será menor, mas mais saborosa

John Deere prevê campo 100% conectado em até cinco anos

Marcella McCarthy

Marcella McCarthy (Brasil)

Jornalista americana/brasileira especializada em tech e startups com mestrado em jornalismo pela Medill School na Northwestern University. Cobriu America Latina, Healthtech e Miami para o TechCrunch e foi fundadora e CEO de um startup Americano na área de EdTech. Baseada em Miami.

PUBLICIDADE