Ibovespa sobe e dólar cai na véspera do feriado; manifestações no radar

Dia foi marcado pela baixa liquidez, devido ao Dia do Trabalho nos Estados Unidos e os temores sobre os atos pró-governo programados para amanhã

Bolsa brasileira
06 de Setembro, 2021 | 05:52 PM

São Paulo — A bolsa encerrou o dia em alta e o dólar caminha para fechar em queda nesta segunda-feira (6), após uma sessão de baixa liquidez no mercado devido ao feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, o que fez com que as bolsas americanas não operassem hoje. Mas os temores sobre o tom e os impactos dos atos de apoio ao presidente no 7 de Setembro também limitaram os avanços do índice acionário por aqui.

  • A bolsa abriu o dia em queda mas inverteu o movimento durante a tarde. Apesar da reviravolta, o tom geral das negociações ainda foi de cautela, com os investidores temendo os impactos das manifestações pró-governo programadas para o feriado de amanhã. Somou-se a isso o recuo do minério de ferro na China, que acabou puxando a queda das ações da Vale (VALE3).
  • O câmbio cai também com o clima ameno do mercado, tendo registrado o melhor desempenho entre as 24 divisas emergentes, segundo dados da Bloomberg, enquanto os juros futuros curtos fecharam estáveis e os médios e longos em queda. Além das tensões em torno do feriado, os leilões do Tesouro e a avaliação das projeções do IPCA na pesquisa Focus divulgada hoje cedo influenciaram movimento das taxas. O Banco Central elevou as expectativas de IPCA 2021 para 7,58% e, em 2022 para 3,98%.

Apesar da alta do Ibovespa, Paula Zogbi, analista da Rico Investimentos, pontuou: “Vale lembrar que o índice derreteu mais de 3% na semana passada, então a alta de hoje não pode ser vista como um diagnóstico positivo para o mercado”, disse. “Principalmente dado o baixo volume de negócios com o feriado de Dia do Trabalho nos EUA e a emenda por aqui”, completou.

  • Câmbio: No final da sessão, o dólar operava em queda de 0,37%, a R$ 5,1717.
  • Bolsa: O Ibovespa fechou em alta de 0,80%, a 117.868pontos. Lideraram os ganhos em pontos Ambev (ABEV3), Itaú (ITUB4) e B3 (B3SA3). As ações da Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Equatorial (EQTL3) foram destaques negativos.
  • Destaques da bolsa: A ação da petroleira Enauta despencou mais de 8% na B3, figurando entre as maiores quedas da Bolsa durante a manhã, após a companhia divulgar que foi interrompida a produção de um dos poços do Campo de Atlanta devido à falha no sistema de bombeio submarino.
  • Já os papéis dos principais frigoríficos brasileiros também se destacam, com investidores apostando na resiliência do setor mesmo após o Ministério da Agricultura confirmar dois casos atípicos de BSE, a doença da “vaca louca”, que estavam sendo investigados. As exportações de carne bovina para a China foram temporariamente suspensas.
  • Juros: A taxa para janeiro de 2022 do DI subiu para 6,875%, enquanto a de janeiro de 2027 caiu para 10,240%.
  • Bitcoin: No final do dia, a criptomoeda operava em alta de 2,14%, a US$ 51.836.

Leia também

7 de Setembro: Bolsonaro tenta unir sua base em protestos com país sob tensão

Americanos que sofreram com Covid ainda assim recusam vacina

PUBLICIDADE

Datora entra na fila do IPO e protocola prospecto na CVM

Bancos alertam que não estão prontos para teste climático do BCE

Empresas australianas avaliadas em combate à escravidão moderna

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.