PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa oscila dividido entre crise hídrica doméstica e ganhos nos EUA

Real descola de pares emergentes e volta a subir, pressionado por receios com retomada da economia e alta da inflação

Cautela com economia brasileira ofusca dia positivo no exterior
01 de Setembro, 2021 | 10:54 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O risco de um apagão na energia elétrica e as preocupações com o crescimento da economia limitavam as altas da bolsa brasileira nesta quarta-feira (1) e descolavam a performance do real dos pares emergentes. O principal índice da bolsa brasileira ronda a estabilidade, alternando entre leves ganhos e perdas, com as altas das bolsas americanas garantindo algum suspiro para avanços. As fortes quedas dos papéis de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4 e PETR3) puxam para baixo, com o recuo das commodities.

Lá fora, os principais índices americanos e europeus operam em alta. As ações americanas avançam depois de os dados de emprego medidos pelo ADP indicarem uma desaceleração na recuperação do mercado de trabalho aumentaram a especulação de que o Federal Reserve fornecerá estímulo suficiente para impulsionar o crescimento econômico. O registro eleva a expectativa pela divulgação do Payroll na sexta-feira (3).

PUBLICIDADE
  • O Ibovespa subia 0,22% perto das 10h50, a 119.041 pontos, mas com instabilidade
    • Vale (VALE3) caía 2,10%, impactada pelo recuo de 6,7% do minério de ferro no porto de Qingdao
  • O dólar descolava dos pares no exterior e subia 0,18%, a R$ 5,158, com investidores elevando os receios com a retomada da economia para o final do ano
  • A curva de juros subia em bloco, com maior pressão na ponta longa. O contrato para janeiro de 2025 avançava dez pontos-base para 9,360%.

Destaques da bolsa:

Conta de luz mais cara

Ontem, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em rede nacional afirmando que a crise hídrica se agravou e que o país está passando pela pior seca dos últimos 91 anos.

  • A fala veio após o ministério anunciar uma nova bandeira para as tarifas de energia, chamada escassez hídrica, que irá vigorar até 30 de abril de 2022. A bandeira foi elevada para R$ 14,20 a cada 100 kwh e o aumento na conta de luz será de 6,79%.
  • Com isso, Bank of America, Santander e XP Investimentos foram algumas das casas brasileiras a aumentarem as respectivas projeções para inflação em 2021.

Também, o resultado do PIB brasileiro ajudava no tom negativo. A economia brasileira recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o primeiro trimestre, puxada por uma queda de 2,8% do setor agropecuário. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE

Para Paloma Brum, analista de investimentos da Toro, a queda em relação ao primeiro trimestre do ano mostra que a atividade econômica perdeu o ritmo de recuperação após três trimestres consecutivos de alta.

“Sob a ótica da despesa, a alta na Selic tende a causar contração nos investimentos e no consumo das famílias, enquanto a inflação e a crise hídrica também podem afetar o desempenho da atividade nos próximos trimestres deste ano, pesando negativamente sobre o resultado do PIB nestes períodos”.

Paloma Brum, analista de investimentos da Toro

Leia também

Minério perde terreno com cortes da produção de aço na China

Crise hídrica deve dificultar navegação em rota de grãos em setembro

Soja e milho seguem pressionados por interrupções no porto de Nova Orleans

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

Ana Siedschlag

Ana Carolina Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.

PUBLICIDADE