Bolsonaro diz que irá protocolar no Senado pedido de processo contra Barroso e Moraes

Presidente acusa ministros de “extrapolar limites constitucionais” após prisão de aliado e diz que pedido terá base no artigo 52 da Constituição, de crime de responsabilidade

Bolsonaro diz que irá protocolar processo contra ministros
14 de Agosto, 2021 | 10:04 AM

São Paulo — O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (14) que levará ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na próxima semana, um pedido de instauração de processo contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, com base no artigo 52 da Constituição Federal, de crime de responsabilidade.

Segundo postagem do presidente, “desde muito” os ministros “extrapolam com atos os limites constitucionais”.

Ele diz que “o povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais, como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los”.

QUAL O CONTEXTO? Nesta sexta-feira (13), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Roberto Jefferson, ex-deputado pelo PTB e aliado de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

O cumprimento de busca e apreensão aconteceu por suposta organização criminosa para ataques à democracia, através das redes sociais.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos no STF e um no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - do qual Barroso é presidente - incluindo supostas fake news sobre as urnas eletrônicas.

SEM PROVAS Em sua transmissão semanal nas redes sociais na noite de quinta-feira (12), Bolsonaro voltou a fazer alegações de que membros do TSE apagaram dados que sugeriam um ataque de hackers durante a votação presidencial de 2018.

PUBLICIDADE

“Em outras palavras, eles apagaram as possíveis evidências de um crime”, disse ele. “Não tenho provas, mas esta é a história que me ocorreu.”






Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.