PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa e dólar avançam com recuo das commodities e exterior arredio por variante delta

Mercado ainda acompanha questões políticas e fiscais domésticas, aguardando o novo Bolsa Família e a entrega da PEC dos precatórios ao Congresso

Investidores acompanham avanço da variante delta, além das questões fiscais domésticas
09 de Agosto, 2021 | 11:13 am
Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — O dólar e o Ibovespa operavam no azul nos primeiros minutos de pregão desta semana, com petróleo e minério de ferro recuando na sessão. O primeiro chegou a cair mais de 4% pela manhã, com as preocupações pela disseminação da variante delta pesando no sentimento; o metal fechou no vermelho, com a China marcando o quarto mês de recuo nas importações.

Conforme Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora, o dado da balança comercial do gigante asiático abaixo das expectativas e os receios quanto à nova variante da Covid-19 trazem tendência negativa para os mercados. O aumento de transmissões na China, Europa e Estados Unidos tem afetado no sentimento.

PUBLICIDADE

“O mercado de commodities, já está mostrando uma perspectiva de queda na demanda à frente. Afinal, com aumento do número de casos pode impactar a abertura econômica e o mercado trabalha muito com expectativas”, diz Pietra.

No cenário doméstico, o dado de inflação medido pelo IGP-DI, da FGV, e divulgado mais cedo mostrou alta de 1,45% em julho, acima da expectativa mediana do mercado de 1,14%, o que indica que os preços seguem pressionados.

O mercado fica atento ainda ao cenário político: o presidente Jair Bolsonaro deve entregar hoje ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), projetos de lei para o novo Bolsa Família e a PEC dos Precatórios.

PUBLICIDADE

“Esses dois pontos trazem principalmente grande preocupação que o mercado tem com os gastos do governo frente à arrecadação (fiscal). Essas incertezas, que pesam negativamente na nossa moeda, têm feito com que o dólar opere em alta frente ao real”, explica a analista da Clear.

  • Ibovespa sobe 0,36% perto das 10h55, a 123.246 pontos
    • Marfrig ON (MRFG3) e Minerva ON (BEEF3) lideram os ganhos, subindo 3,88% e 2,73%, respectivamente, à espera das respectivas divulgações de balanços esta semana
    • CSN ON (CSNA3) e PetroRio ON (PRIO3) na ponta oposta, com recuos de 2,67% e 2,58%
  • Dólar avança 0,17% ante o real, a R$ 5,257. A curva de juros sofre pressão altista: o DI para janeiro de 2022 opera a 6,490%, e para 2027, 9,420%
  • Bolsas americanas operam mistas e com pouca força. O Dow Jones, que teve novo recorde na sexta-feira, cai 0,37%; S&P 500 recua 0,18%, e o Nasdaq sobe 0,03%

Mais na Bloomberg Línea


Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE