Breakfast

Crédito recorde no mercado

Também no Breakfast: As alternativas na mesa para a Azul para as dívidas | A saída de Rony Meisler da Reserva e da house of brands de Arezzo e Soma | Creditas quer zerar o lucro para investir em crescimento

30 de Agosto, 2024 | 07:07 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

O mercado de financiamento de veículos tem se normalizado, com o retorno das taxas de crescimento similares às do período pré-pandemia, segundo Gabriel Ferreira, CEO do BV, banco que é líder nesse segmento de crédito.

Em entrevista à Bloomberg Línea, Ferreira disse avaliar que o período de volatilidade ficou para trás, o que leva o segmento a uma expansão mais saudável em 2024. E o BV a resultados recordes.

Nos anos mais críticos da pandemia, interrupções na cadeia de fornecimento de peças prejudicaram a produção de veículos zero quilômetro e levaram a uma supervalorização dos usados. Em seguida, o rápido aumento da inflação e das taxas de juros, além do desemprego elevado, fizeram a inadimplência aumentar.

PUBLICIDADE

“Foram três ou quatro anos nos quais as taxas de crescimento estavam diferentes da média histórica”, disse Ferreira. “Não vejo mais nenhum efeito de demanda reprimida ou algum outro tipo de impacto que não seja o crescimento orgânico do mercado de financiamento de veículos.”

Leia mais: Nunca originamos tanto crédito para a compra de carros, diz CEO do BV

Concessionária em São Paulo

No radar dos mercados

As ações globais sobem nesta sexta-feira (30), com os mercados europeus atingindo máximas históricas, impulsionados pela perspectiva de taxas de juros mais baixas em meio a sinais de moderação da inflação nos países desenvolvidos.

💵 Intervenção no câmbio. O Banco Central anunciou um leilão de dólar à vista de até US$ 1,5 bi nesta sexta, após semanas de volatilidade no mercado de câmbio. O anúncio veio na sequência de quatro dias consecutivos de alta da divisa americana, com o real entre as piores moedas emergentes deste ano.

🇺🇸 Inflação PCE. O mês de agosto termina com a divulgação dos dados do PCE, medida de inflação que é acompanhada de perto pelo Federal Reserve. Mas os dados-chave da economia e do mercado de trabalho dos EUA virão na próxima semana, com o payroll referente a agosto.

🤖 Financiamento da OpenAI. A Nvidia está considerando aderir à rodada de financiamento da OpenAI, que avaliaria a startup de inteligência artificial em mais de US$ 100 bi, de acordo com fontes que falaram à Bloomberg News. Apple e Microsoft também estão em discussões sobre participarem do financiamento.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Breakfast 30-8-24
🔘 As bolsas ontem (29/08): Dow Jones Industrials (+0,59%), S&P 500 (0,00%), Nasdaq Composite (-0,21%), Stoxx 600 (+0,76%), Ibovespa (-0,95%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Bradesco Asset dobra time de crédito privado e planeja novos fundos, diz CEO

Azul busca opções para pagar dívida enquanto negocia com a Gol, dizem fontes

Em nova fase, Creditas reinveste todo o lucro para acelerar a expansão, diz CEO

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Rali ‘irracional’ do minério de ferro eleva pressão sobre usinas chinesas | Azzas 2154: Rony Meisler, da Reserva, deixa ‘house of brands’ de Arezzo e Soma

• Opinião Bloomberg: Por que o atraso de chips da Nvidia não deveria causar preocupação em Wall St

• Para não ficar de fora: Sicupira lidera perdas entre bilionários da Americanas após injeção de capital

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)
anterior
siguiente