Tese secular em minerais

Também no Breakfast: Planos de sucessão a Jamie Dimon avançam | Por que a Stellantis fez aposta global na fábrica de Betim | Por que a onda das ‘meme stocks’ continua a voltar e o que ela indica

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Ao longo de três décadas, Jose Luis Manzano construiu reputação por se envolver em setores considerados “problemáticos” na Argentina e navegar por ciclos econômicos e políticos tumultuados para moldar um portfólio que vai de energia ao setor de mídia.

Agora, por meio de sua holding Integra Capital, ele investe pesado na mineração, pois acredita que algumas matérias-primas abundantes na América do Sul serão essenciais para abastecer o futuro do mundo - e, especialmente a transição para a energia limpa.

Manzano tem adquirido minas e áreas ricas em lítio no norte da Argentina, bem como explorado o chamado Vale do Lítio no Brasil, no estado de Minas Gerais. No fim do ano passado, a Integra Capital também afastou concorrentes para reiniciar um grande projeto de fertilizante de potássio abandonado pela Vale na província natal de Manzano, Mendoza, mais conhecida pelos vinhos Malbec.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que estamos nos posicionando em áreas que serão necessárias pelos próximos 50 a 100 anos”, disse Manzano à Bloomberg News, em uma rara entrevista.

Leia mais: Magnata argentino aposta em riquezas minerais da região com tese de demanda secular

Vaca Muertadfd

No radar dos mercados

As ações europeias e os futuros de ações dos Estados Unidos recuam nesta terça-feira (21), enquanto os investidores monitoram falas de membros do Federal Reserve e aguardam os resultados da Nvidia amanhã.

🇧🇷 Selic em foco. Na pesquisa Focus de ontem, as projeções para a taxa básica em dezembro subiram de 9,75% para 10%, junto com nova revisão para cima nas estimativas para o IPCA. Economistas e traders têm aumentado as apostas em uma pausa nos cortes da Selic em junho, conforme as expectativas de inflação apresentam deterioração.

📈 Commodities em alta. Os investidores continuaram a monitorar os preços das commodities, com ouro, prata e cobre negociados próximos de níveis recordes. O avanço das commodities, contudo, ainda não abalou a convicção de que a inflação continuará diminuindo, permitindo que o Fed e outros bancos centrais reduzam as taxas de juros este ano.

📊 Nvidia. Investidores aguardam o balanço da Nvidia – o principal indicador do frenesi em torno da IA – que tem impulsionado grande parte dos lucros recentes do S&P 500. As ações da Nvidia, que subiram mais de 90% este ano, avançaram 2,5% em Nova York ontem.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 21-5-24dfd
🔘 As bolsas ontem (20/05): Dow Jones Industrials (-0,49%), S&P 500 (+0,09%), Nasdaq (+0,65%), Stoxx 600 (+0,18%), Ibovespa (-0,31%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Jamie Dimon diz que planos de sucessão no JPMorgan estão ‘bem encaminhados’

Shark Tank, despejos e dívida de R$ 350 mi: a recuperação judicial da Polishop

Credores da Unigel aprovam plano de reestruturação extrajudicial, dizem fontes

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: De motores a novos modelos: Stellantis investirá R$ 14 bilhões em fábrica de MG | ‘Sucessores’: Theo Braga conta como busca construir o próprio legado em VC

• Opinião Bloomberg: Onda das ‘meme stocks’ indica mudança mais profunda do investidor de varejo

• Para não ficar de fora: Não é só no RS: clima afeta produção global de arroz e preço beira recorde

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)