Ray Dalio: década perdida na China?

Também no Breakfast: Nubank quer avançar em empresas além do ‘pejotinha’ | IMC retoma expansão e prevê megalojas de rua do KFC | A nova promessa de Milei: demitir 70.000 servidores públicos

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Ray Dalio alertou que a China deveria reduzir sua dívida e flexibilizar a política monetária ou enfrentar “uma década perdida”.

O bilionário fundador da Bridgewater Associates, maior fundo hedge do mundo, disse em um post de quase 5.000 palavras no LinkedIn que concorda com o aviso do presidente chinês Xi Jinping sobre um período de 100 anos de mudanças sem precedentes e recomenda que o país tome medidas para gerenciar seu problema de dívida.

O titã do maior fundo hedge do mundo se referiu ao slogan político do Partido Comunista Chinês de “grandes mudanças nunca vistas em um século”, usado para descrever a trajetória futura da ordem internacional.

PUBLICIDADE

“Quando há muita dívida e grandes disparidades de riqueza ao mesmo tempo em que há grandes conflitos de poder doméstico e internacional, e/ou grandes mudanças disruptivas na natureza, e grandes mudanças na tecnologia, há uma probabilidade aumentada de uma ‘grande tempestade de 100 anos’”, disse Dalio.

Leia mais: Ray Dalio alerta para o risco de ‘década perdida’ na China se governo não agir

Shangháidfd

No radar dos mercados

As ações atingem novos recordes nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, enquanto as bolsas globais caminham para um segundo ganho trimestral. Já os Treasuries recuam, com os investidores aguardando dados econômicos nos Estados Unidos.

⚖️ A saga da FTX. Sam Bankman-Fried, o fundador da exchange cripto FTX, irá descobrir hoje quanto tempo ficará preso. Os promotores estão buscando uma sentença de 40 a 50 anos pelo que chamaram de “a maior fraude da última década”, envolvendo mais de 1 milhão de vítimas e perdas de mais de US$ 10 bilhões.

💰 Bônus menor. O UBS reduziu seu bônus referente a 2023 em 14% após um ano mais difícil para novos negócios e traders, enquanto o banco suíço tenta cortar custos em meio à integração do Credit Suisse.

🇺🇸 Juros nos EUA. Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA subiram após os comentários de Christopher Waller, membro do Federal Reserve, de que não há pressa para baixar as taxas de juros. Ele disse que quer ver “pelo menos alguns meses de dados de inflação melhores” antes de cortar.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 28/03/24dfd
🔘 As bolsas ontem (27/03): Dow Jones Industrials (+1,22%), S&P 500 (+0,86%), Nasdaq Composite (+0,51%), Stoxx 600 (+0,13%), Ibovespa (+0,65%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Nubank quer ir além do ‘pejotinha’, mas sem pressa para mirar ‘middle market’

Após 3 anos de reorganização, IMC acelera expansão e prevê megalojas de rua para KFC

BTG negocia investimento em gestora dos EUA com US$ 46,2 bi em ativos, dizem fontes

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Navios com 3,2 milhões de barris de diesel da Rússia se aglomeram na costa brasileira | Milei diz que demitirá 70.000 servidores e defende estilo ‘motosserra’

• Opinião Bloomberg: Como a inteligência artificial pode influenciar as taxas de juros e a economia

• Para não ficar de fora: Daniel Kahneman, psicólogo que revolucionou a economia, morre aos 90 anos

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)