Os primeiros desafios de Milei

Também no Breakfast: O casal que criou uma marca de cafés e chás em mercado centenário | A troca de comando na OpenAI | T4F: empresa dos shows de Taylor Swift na mira de autoridades.

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!

Próximo presidente da Argentina após a vitória nas urnas neste domingo (19), Javier Milei terá como primeira missão definir o seu gabinete de ministros, a começar pela área mais importante, a da economia.

O candidato outsider, que entrou para a política há dois anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais contra o atual ministro da Economia, Sergio Massa. Com cerca de 99% das urnas apuradas, Milei aparecia com 55,70% dos votos válidos, contra 44,29% de Massa, o que correspondeu a uma diferença de quase 3 milhões de votos.

O resultado dá a Milei um mandato para cumprir promessas de campanha, incluindo abandonar o peso em favor do dólar, fechar o banco central e sair do Mercosul, ao mesmo tempo em que realiza cortes nos gastos públicos na tentativa de tirar o país de 46 milhões de habitantes de sua crise.

“A situação da Argentina é crítica, as mudanças são drásticas, não há lugar para o gradualismo, não há lugar para a timidez, não há lugar para meias medidas”, disse em seu discurso da vitória.

Leia mais: Javier Milei derrota Sergio Massa e será o novo presidente da Argentina

No Radar

Os mercados abrem o dia avaliando as notícias que agitaram o fim de semana, entre elas a troca de comando na OpenAI (ChatGPT). A vitória de Javier Milei na eleição presidencial argentina também está em foco, enquanto os investidores se preparam o balanço da Nvidia e as atas dos últimos encontros do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE) na semana que abriga o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

📉 Olho no corte de juros. Na última semana, vários diretores do Fed se manifestaram adotando, em geral, um tom mais ameno, o que amparou uma consolidação da visão dos investidores de fim do aperto monetário. Além disso, o mercado já estima em 30% a chance de um corte da taxa de juros a partir de março.

🤖 Sobressaltos na OpenAI. Os investidores estão atentos aos desdobramentos da demissão de Sam Altman e sua substituição no comando da OpenAI determinada pelo conselho da empresa. Segundo a Bloomberg, o conselho da empresa decidiu contratar o ex-chefe do Twitch, Emmett Shear, como CEO. Investidores liderados pela Microsoft e pela Thrive Capital instaram o conselho a renunciar e queriam Altman de volta ao comando da Open AI. A Microsoft acabou contratando Sam Altman para liderar sua equipe interna de inteligência artificial.

👍🏻 Sinal favorável. A agência de classificação de riscos Moody’s revisou a perspectiva de classificação de crédito do SoftBank de negativa para estável, devido à redução dos níveis de alavancagem e melhora da transparência. Após o IPO da Arm Holdings, a participação dos ativos listados do SoftBank, que inclui a unidade de telecomunicações do SoftBank e Alibaba, superou 60% do valor total do seu portfólio, como valor de ativos listados excedendo a dívida total em setembro.

Estes são os eventos que movem o mercados hoje

🟢 As bolsas na sexta (17/11): Dow Jones Industrials (+0,01%), S&P 500 (+0,13%), Nasdaq Composite (+0,08%), Stoxx 600 (+1,01%), Ibovespa (+0,11%)

A jornada de movimentos moderados foi orientada por apostas de que o Fed encerrará seu ciclo de aumento de juros para evitar uma recessão nos EUA. O S&P 500 teve sua terceira semana consecutiva de valorização e fechou acima dos 4.500 pontos.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados

Agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Feriado: Argentina, México

EUA: Índice de Indicadores Antecedentes/Out

Europa: Zona do Euro (Produção do Setor de Construção/Set); Alemanha (IPP/Out)

América Latina: Brasil (Boletim Focus)

Bancos centrais: Discursos de  Pablo Hernandez de Cos, François Villeroy de Galhau e Boris Vujcic (BCE), Andrew Bailey (BoE), Relatório Mensal (Bundesbank)

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Como este casal criou uma nova marca de cafés e chás em um mercado centenário

Conselho da OpenAI escolhe Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, para suceder Altman

O que a venda de fatia da Aston Martin revela sobre o novo patamar da F1 nos EUA

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Por que a inflação cede nos EUA, mas ainda persiste em Miami e na Flórida | T4F: empresa dos shows de Taylor Swift no país é alvo de autoridades após morte de fã

• Opinião Bloomberg: Nova rota estratégica do Alibaba mostra a falta que Jack Ma faz para seu império

• Para não ficar de fora: ‘Jogos Vorazes’: o que a bilheteria do novo filme sinaliza sobre o apelo à Geração Z

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor/Newsletter Coordinator), Bianca Ribeiro (Content Producer), Filipe Serrano (Editor, Brazil), Mariana d’Ávila (Assistant Editor, Brazil), Victor Sena (Assistant Editor, Brazil)