Os primeiros desafios de Milei

Também no Breakfast: O casal que criou uma marca de cafés e chás em mercado centenário | A troca de comando na OpenAI | T4F: empresa dos shows de Taylor Swift na mira de autoridades.

Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!

Próximo presidente da Argentina após a vitória nas urnas neste domingo (19), Javier Milei terá como primeira missão definir o seu gabinete de ministros, a começar pela área mais importante, a da economia.

O candidato outsider, que entrou para a política há dois anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais contra o atual ministro da Economia, Sergio Massa. Com cerca de 99% das urnas apuradas, Milei aparecia com 55,70% dos votos válidos, contra 44,29% de Massa, o que correspondeu a uma diferença de quase 3 milhões de votos.

O resultado dá a Milei um mandato para cumprir promessas de campanha, incluindo abandonar o peso em favor do dólar, fechar o banco central e sair do Mercosul, ao mesmo tempo em que realiza cortes nos gastos públicos na tentativa de tirar o país de 46 milhões de habitantes de sua crise.

PUBLICIDADE

“A situação da Argentina é crítica, as mudanças são drásticas, não há lugar para o gradualismo, não há lugar para a timidez, não há lugar para meias medidas”, disse em seu discurso da vitória.

Leia mais: Javier Milei derrota Sergio Massa e será o novo presidente da Argentina

Javier Milei, presidential candidate for the Liberty Advances (LLA) party, center left, and his sister Karina at a polling station during the runoff presidential election in Buenos Aires, Argentina, on Sunday, Nov. 19, 2023. Argentines are heading to the polls to pick between two presidential candidates with profoundly distinct plans to pull their country from the brink of economic catastrophe. Photographer: Anita Pouchard Serra/Bloombergdfd

No Radar

Os mercados abrem o dia avaliando as notícias que agitaram o fim de semana, entre elas a troca de comando na OpenAI (ChatGPT). A vitória de Javier Milei na eleição presidencial argentina também está em foco, enquanto os investidores se preparam o balanço da Nvidia e as atas dos últimos encontros do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE) na semana que abriga o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

📉 Olho no corte de juros. Na última semana, vários diretores do Fed se manifestaram adotando, em geral, um tom mais ameno, o que amparou uma consolidação da visão dos investidores de fim do aperto monetário. Além disso, o mercado já estima em 30% a chance de um corte da taxa de juros a partir de março.

🤖 Sobressaltos na OpenAI. Os investidores estão atentos aos desdobramentos da demissão de Sam Altman e sua substituição no comando da OpenAI determinada pelo conselho da empresa. Segundo a Bloomberg, o conselho da empresa decidiu contratar o ex-chefe do Twitch, Emmett Shear, como CEO. Investidores liderados pela Microsoft e pela Thrive Capital instaram o conselho a renunciar e queriam Altman de volta ao comando da Open AI. A Microsoft acabou contratando Sam Altman para liderar sua equipe interna de inteligência artificial.

👍🏻 Sinal favorável. A agência de classificação de riscos Moody’s revisou a perspectiva de classificação de crédito do SoftBank de negativa para estável, devido à redução dos níveis de alavancagem e melhora da transparência. Após o IPO da Arm Holdings, a participação dos ativos listados do SoftBank, que inclui a unidade de telecomunicações do SoftBank e Alibaba, superou 60% do valor total do seu portfólio, como valor de ativos listados excedendo a dívida total em setembro.

Estes são os eventos que movem o mercados hoje

Os mercados esta manhãdfd

🟢 As bolsas na sexta (17/11): Dow Jones Industrials (+0,01%), S&P 500 (+0,13%), Nasdaq Composite (+0,08%), Stoxx 600 (+1,01%), Ibovespa (+0,11%)

A jornada de movimentos moderados foi orientada por apostas de que o Fed encerrará seu ciclo de aumento de juros para evitar uma recessão nos EUA. O S&P 500 teve sua terceira semana consecutiva de valorização e fechou acima dos 4.500 pontos.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados

Agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Feriado: Argentina, México

EUA: Índice de Indicadores Antecedentes/Out

Europa: Zona do Euro (Produção do Setor de Construção/Set); Alemanha (IPP/Out)

América Latina: Brasil (Boletim Focus)

Bancos centrais: Discursos de  Pablo Hernandez de Cos, François Villeroy de Galhau e Boris Vujcic (BCE), Andrew Bailey (BoE), Relatório Mensal (Bundesbank)

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Como este casal criou uma nova marca de cafés e chás em um mercado centenário

Conselho da OpenAI escolhe Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, para suceder Altman

O que a venda de fatia da Aston Martin revela sobre o novo patamar da F1 nos EUA

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Por que a inflação cede nos EUA, mas ainda persiste em Miami e na Flórida | T4F: empresa dos shows de Taylor Swift no país é alvo de autoridades após morte de fã

• Opinião Bloomberg: Nova rota estratégica do Alibaba mostra a falta que Jack Ma faz para seu império

• Para não ficar de fora: ‘Jogos Vorazes’: o que a bilheteria do novo filme sinaliza sobre o apelo à Geração Z

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor/Newsletter Coordinator), Bianca Ribeiro (Content Producer), Filipe Serrano (Editor, Brazil), Mariana d’Ávila (Assistant Editor, Brazil), Victor Sena (Assistant Editor, Brazil)