Vai viajar? Estas são as melhores e piores aéreas dos EUA, segundo passageiros

Satisfação de passageiros com companhias aéreas ficou em 791 pontos em uma escala de 1.000 – uma queda de sete pontos em comparação com 2022

Descontentamento com companhias aéreas aumentou, exceto entre passageiros de primeira classe
Por Lebawit Lily Girma
13 de Maio, 2023 | 09:03 AM

Bloomberg — Os turistas já tiveram diversos problemas com as companhias aéreas dos Estados Unidos no ano passado, desde o aumento das tarifas aéreas e a perda de bagagens até a falta de pessoal e o caos no cancelamento de voos.

Agora, novos dados confirmam que o descontentamento geral dos consumidores com as companhias aéreas americanas aumentou em comparação com o ano anterior, exceto para aqueles que estão na primeira classe.

LEIA +
5 razões que devem impedir a queda nos preços de passagens aéreas

Em uma escala de 1.000 pontos, os passageiros classificaram sua satisfação em 791 pontos de acordo com o 2023 North America Airline Satisfaction Study, divulgado na quarta-feira (10) pela empresa de pesquisa com consumidores J.D. Power.

O número reflete uma queda geral de sete pontos desde 2022, tornando-se o segundo ano consecutivo em que o sentimento em relação às companhias aéreas dos EUA foi prejudicado.

PUBLICIDADE

A exceção: os passageiros da primeira classe e da classe executiva, que afirmam sentir que o serviço melhorou nos últimos 12 meses.

O estudo reflete as opiniões de 7.774 passageiros que voaram entre março de 2022 e março de 2023. A satisfação foi medida em oito fatores, incluindo check-in, restituição de bagagem, custos e taxas, embarque e serviços de bordo.

Melhores e piores

As notas mais altas foram para a JetBlue Airways (JBLU) que, pelo segundo ano consecutivo, superou a Delta Air Lines como a melhor companhia aérea geral em termos de satisfação dos passageiros no segmento de primeira classe e classe executiva.

PUBLICIDADE

A Southwest Airlines ficou em primeiro lugar entre os consumidores como a melhor companhia aérea para viagens econômicas, apesar de seus vários fracassos recentes.

A American Airlines (AAL) teve dificuldades em todos os setores, ficando entre as três piores companhias aéreas para todos os tipos de classe.

Não é surpresa alguma que os passageiros que viajam nas classes mais econômicas são os que mais reclamam; a satisfação com a viagem na classe econômica caiu 19 pontos, pois clientes mais conscientes com os preços consideram os custos e as taxas o seu maior problema.

Mas, assim como seus colegas passageiros da classe executiva e da primeira classe, até mesmo os viajantes da classe econômica admitiram um ponto positivo: o serviço de bordo está melhorando em todas as categorias.

Se estiver voando na classe executiva Mint da JetBlue, por exemplo, você terá refeições feitas nos restaurantes Charlie Bird e Pasquale Jones, de Nova York, graças a uma recente parceria com o Delicious Hospitality Group.

LEIA +
Os melhores cartões de crédito com milhas e benefícios do Brasil (e em LatAm)

No entanto, isso não é suficiente para compensar o caos associado à falta de pessoal e às tarifas inflacionadas.

A alta demanda por viagens tem sido uma boa notícia para os resultados financeiros das companhias aéreas, mas “se essa tendência [de tarifas aéreas inflacionadas e serviço reduzido] continuar, os viajantes chegarão ao limite, e algumas companhias aéreas poderão sair prejudicadas”, disse Michael Taylor, líder de inteligência de viagens da J.D. Power, em um comunicado.

PUBLICIDADE

Mas as coisas podem melhorar. No segundo semestre, espera-se que o governo federal dos EUA aprove um novo pacote de financiamento para a Administração Federal de Aviação como parte da Lei de Reautorização da Administração Federal de Aviação; há esperança de que o orçamento seja alocado para lidar com as deficiências de pessoal e tecnologia que prejudicam as operações em muitos aeroportos e companhias aéreas dos EUA.

Confira as melhores e piores companhias aéreas dos EUA com base nos níveis de satisfação dos passageiros por classe.

As melhores e piores companhias aéreas dos EUA

Primeira classe e classe executiva

Melhores

  • JetBlue Airways
  • Delta Airlines
  • United Airlines

Piores

PUBLICIDADE
  • American Airlines
  • Alaska Airlines

Classe econômica premium

Melhores

  • JetBlue Airways
  • Delta Air Lines
  • Alaska Airlines

Piores

  • American Airlines
  • United Airlines

Classe econômica

Melhores

  • Southwest Airlines
  • Delta Air Lines
  • JetBlue Airways

Piores

PUBLICIDADE
  • Frontier Airlines
  • Spirit Airlines
  • American Airlines

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

As empresas que mais alugaram escritórios em São Paulo no 1º trimestre