Payroll acima do esperado estimula queda nos mercados americanos

Números sugerem que o mercado de trabalho continua sólido e o banco central americano pode fazer um aperto monetário mais agressivo para conter a alta da inflação

Informações foram divulgadas pelo Departamento de Trabalho americano nesta sexta-feira (4)
04 de Novembro, 2022 | 09:42 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg Línea — Os Estados Unidos criaram 261 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em outubro, acima das 200 mil vagas estimadas por economistas consultados pela Bloomberg News. A taxa de desemprego subiu para 3,7%, ante os 3,6% registrados em setembro. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Trabalho americano nesta sexta-feira (4).

Os números sugerem que a geração de emprego continua saudável nos EUA, mas com sinalizações mistas, com um aumento acima do esperado para a taxa de desemprego. Ainda assim, o cenário tende a favorecer um aperto monetário mais agressivo por parte do Federal Reserve, o banco central americano, para conter a alta da inflação - reiterando as últimas comunicações da autoridade.

Às 9h40 (horário de Brasília), os índices futuros do Dow Jones apagavam as altas do início da manhã e caíam 0,04%, do S&P 500, 0,05%, enquanto os da Nasdaq recuavam 0,05%.

Nesta quarta-feira (2), O FOMC (Comitê de Mercado Aberto) do Federal Reserve (Fed) anunciou mais um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros dos Estados Unidos, elevando-a para o intervalo entre 3,75% e 4,00%, dentro do consenso do mercado. Foi a sétima alta consecutiva realizada pelo banco central norte-americano. Em março deste ano, a taxa subiu de 0,25% para 0,50%, em uma tentativa de apertar a economia e reduzir os impactos da inflação crescente.

PUBLICIDADE

Segundo o Fed, “aumentos contínuos provavelmente serão necessários para trazer as taxas a um nível suficientemente restritivo para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo”.

O Fed também disse: “Ao determinar o ritmo de aumentos futuros na faixa da meta, o Comitê considerará o aperto acumulado da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e desenvolvimentos econômicos e financeiros.”

Victor Candido, economista-chefe da RPS Capital, disse, em comentário enviado à Bloomberg Línea, que os sinais mistos dão uma indicação positiva a ativos de mercados emergentes, como o dólar contra o real, que caía perto de 1,4% nesta manhã.

PUBLICIDADE

Segundo ele, o dado veio forte, “mas no que veio abaixo do capô do carro, há certa fraqueza”. “Houve um aumento grande de pessoas trabalhando part-time, com uma diminuição trabalhando full-time. Isso mostra que tem alguma fraqueza [no mercado de trabalho]”.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Mercados sobem com esperança de que China encerre sua política de Covid zero

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.