Ibovespa avança com exterior e dólar cai diante de maior apetite ao risco

O S&P 500 caminha para encerrar sua 4ª semana de ganhos, com expectativas de uma política de alta dos juros menos agressiva nos EUA

Sessão é de maior apetite ao risco, diante das expectativas de um banco central americano menos agressivo em sua política monetária
12 de Agosto, 2022 | 10:39 AM

Bloomberg Línea — Os mercados têm um dia de maior apetite ao risco nesta sexta-feira (12), com investidores avaliando se os sinais de arrefecimento da inflação permitirão que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, amenize sua política de aperto monetário.

Por volta das 10h20 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) avançava 0,9%, negociado na casa dos 110 mil pontos, enquanto o dólar recuava e era negociado a R$ 5,15. Além da cena externa, a temporada de balanços corporativos também era acompanhada de perto.

Os traders reduziram as apostas de um aumento das taxas do Fed depois que um relatório divulgado na quinta-feira (11) mostrou que os preços ao produtor dos EUA caíram em julho em relação ao mês anterior pela primeira vez em mais de dois anos.

Os dados se somaram aos apresentados na quarta-feira (10), sobre aumentos mais lentos nos preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), aliviando os temores de uma recessão.

PUBLICIDADE

Nos EUA, o S&P 500 está caminhando para a sua quarta semana consecutiva de ganhos, com o índice subindo, em média, 3% em dois meses após sequências semelhantes nos últimos três anos, de acordo com dados compilados pela Bloomberg News.

Para o estrategista-chefe global de investimentos do Deutsche Bank AG, Dirk Steffen, a recuperação pode ir mais longe à medida que as expectativas para a inflação diminuem.

Confira o desempenho dos mercados nesta sexta-feira (12):

PUBLICIDADE
  • Por volta das 10h20 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,93%, aos 110.742 pontos;
  • O dólar à vista caía 0,38%, a R$ 5,14;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para 2025 caía 12 pontos base, a 11,80%;
  • Nos EUA, os índices futuros avançavam: o Dow Jones subia 0,44%, o S&P 500 0,54%, enquanto o Nasdaq tinha alta de 0,63%;
  • Na Europa, os mercados também subiam: o índice Dax, da Alemanha, subia cerca de 0,6%, por exemplo.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Este CEO buscava tornar a sua startup um unicórnio. Agora, estuda sua venda

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.