Ibovespa sobe e dólar cai à espera de IPCA, com bom humor nas bolsas globais

No Brasil, investidores aguardam ata da última reunião do Copom e dados do IPCA de julho que serão divulgados amanhã (9)

Bolsas iniciam a semana no azul, repercutindo balanços corporativos e à espera de dados macroeconômicos
08 de Agosto, 2022 | 10:38 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) inicia a semana em alta, seguindo o bom desempenho das bolsas globais nesta segunda-feira (8), com investidores olhando além das perspectivas de aumentos agressivos dos juros pelo Federal Reserve.

Na sexta-feira (5), fortes dados de emprego nos Estados Unidos aumentaram as expectativas de um aperto monetário mais forte do Fed, diante da inflação persistentemente alta.

A temporada de resultados do segundo trimestre segue no radar, com balanços melhores do que o esperado nos EUA provocando uma alta nas ações no mês passado, diante das expectativas de que as margens possam resistir à pressão inflacionária.

Mas estrategistas do Morgan Stanley (MS) e do Goldman Sachs (GS) esperam que as margens de lucro das empresas caiam no próximo ano devido às pressões de custo implacáveis, uma perspectiva que está em desacordo com o clima nos mercados de ações. Para Michael J. Wilson, do Morgan Stanley, “a melhor parte do rali [nas ações dos EUA] já acabou”.

PUBLICIDADE

Na agenda doméstica da semana, investidores aguardam pela divulgação amanhã (9) da ata da última reunião do Copom, que elevou a taxa Selic em meio ponto percentual, para 13,75% ao ano. Também são esperados os dados da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a julho.

O relatório Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda, mostrou uma redução nas expectativas para a alta da inflação este ano, de 7,15% para 7,11%. Já para 2023, houve aumento de 5,33% para 5,36%. Com relação às projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), os economistas consultados pelo BC estimam agora um crescimento de 1,98% da economia em 2022, ante expansão de 1,97% no levantamento anterior.

Já as estimativas para a taxa básica de juros se mantiveram em 13,75% ao ano, em dezembro, e em 11% ao ano, ao fim de 2023.

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (8):

  • Por volta das 10h30 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,96%, aos 107.493 pontos;
  • O dólar à vista recuava 1,08%, a R$ 5,11;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para 2025 cedia 13 pontos base, a 11,99%;
  • Nos EUA, os índices avançavam: o Dow Jones subia 0,57%, o S&P 500, 0,57%, enquanto o Nasdaq tinha alta de 0,54%;
  • Na Europa, as bolsas também subiam: o índice CAC-40, de Paris, por exemplo, subia cerca de 1,21%.

Leia também:

Bitcoin lidera rali de criptomoedas com melhores perspectivas para economia americana

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.