Dólar mantém queda com maior apetite por risco enquanto Ibovespa avança

O Ibovespa acelerou alta com o impulso dos papéis da Petrobras, descolado dos índices acionários americanos, que operavam no vermelho

Índices americanos apagaram os ganhos vistos no início do pregão
08 de Agosto, 2022 | 03:55 PM

Bloomberg Línea — O dólar mantém a queda vista pela manhã e rondava os R$ 5,11 na tarde desta segunda (8), em sessão de maior apetite por risco. O Ibovespa (IBOV) acelerou alta com o impulso dos papéis da Petrobras (PETR3; PETR4), descolado dos índices acionários americanos, que operavam em queda após apagar ganhos vistos mais cedo.

As ações americanas recuaram com uma previsão sombria da gigante fabricante de chips Nvidia (NVDA) pesando sobre as ações de tecnologia, com traders aguardando ansiosamente os dados de inflação no final desta semana para obter pistas sobre o ritmo dos aumentos dos juros nos Estados Unidos.

O S&P 500 apagou a alta de 1% vista pela manhã. O Nasdaq 100 passou a cair após um rali que levou o indicador de alta tecnologia 20% acima da mínima de junho.

Na sexta-feira (5), fortes dados de emprego nos Estados Unidos aumentaram as expectativas de um aperto monetário mais forte do Fed, diante da inflação persistentemente alta.

PUBLICIDADE

A temporada de resultados do segundo trimestre segue no radar, com balanços melhores do que o esperado nos EUA provocando uma alta nas ações no mês passado, diante das expectativas de que as margens possam resistir à pressão inflacionária.

Mas estrategistas do Morgan Stanley (MS) e do Goldman Sachs (GS) esperam que as margens de lucro das empresas caiam no próximo ano devido às pressões de custo implacáveis, uma perspectiva que está em desacordo com o clima nos mercados de ações. Para Michael J. Wilson, do Morgan Stanley, “a melhor parte do rali [nas ações dos EUA] já acabou”.

Na agenda doméstica da semana, investidores aguardam pela divulgação amanhã (9) da ata da última reunião do Copom, que elevou a taxa Selic em meio ponto percentual, para 13,75% ao ano. Também são esperados os dados da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a julho.

PUBLICIDADE

O relatório Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda, mostrou uma redução nas expectativas para a alta da inflação este ano, de 7,15% para 7,11%. Já para 2023, houve aumento de 5,33% para 5,36%. Com relação às projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), os economistas consultados pelo BC estimam agora um crescimento de 1,98% da economia em 2022, ante expansão de 1,97% no levantamento anterior.

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (8):

  • Por volta das 15h40 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 1,64%, aos 108.217 pontos;
  • O dólar à vista recuava 0,989%, a R$ 5,11;
  • Nos EUA, o Dow Jones caía 0,08%, o S&P 500, 0,38% e o Nasdaq, 0,45%

Leia também:

Loggi troca CEO e corta 15% da equipe citando ‘eficiência operacional’

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.