Mercados

Ibovespa tem sessão instável e dólar oscila à espera do Copom

Pregão é marcado por instabilidades, tanto do principal índice de ações da Bolsa de São Paulo quanto do dólar, apesar de altas firmes nos EUA

Crescimento do setor de serviços dos EUA aliviou preocupações de uma desaceleração econômica mais ampla
03 de Agosto, 2022 | 01:54 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — Em dia de decisão da taxa de juros no Brasil, o Ibovespa oscila entre altas e baixas na tarde desta quarta (3), descolando-se do desempenho de altas firmes dos principais índices em Nova York. O recuo do papel da Vale (VALE3) pesa no principal índice da Bolsa de São Paulo, levado pela queda dos preços do minério no exterior.

Na ponta oposta, a ação da Cielo (CIEL3) subia mais de 8%, depois da divulgação de resultados do segundo trimestre acima das expectativas de analistas do mercado.

A decisão do Copom sai na noite de hoje (3), a partir das 18h30. A expectativa consensual no mercado aponta para um aumento de 50 pontos-base, o que levaria a taxa para 13,75% ao ano.

Enquanto isso, lá fora, um dos fatores que contribuem para o dia positivo nos EUA, segundo analisas, foi o encerramento da viagem da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, sem que algum incidente militar ou mesmo diplomático de maior gravidade tenha acontecido. A China defende que Taiwan faz parte do país, uma posição contestada por diferentes países do Ocidente.

PUBLICIDADE

Os balanços corporativos e os dados da economia americana acima do esperado também impulsionam os ganhos.

O crescimento no setor de serviços dos EUA se fortaleceu inesperadamente para uma máxima de três meses em julho, devido à atividade comercial e aos pedidos mais firmes, aliviando as preocupações de uma desaceleração econômica mais ampla.

O indicador de atividade de negócios do grupo, que é paralelo ao índice de produção fabril ISM, subiu para o nível mais alto desde o início do ano, enquanto o crescimento de novos pedidos foi o mais saudável em quatro meses.

Veja como estão os mercados nesta quarta-feira (3):

PUBLICIDADE
  • Perto das 13h50, o Ibovespa subia 0,48%, a 103.856 pontos
  • O dólar à vista caía 0,26%, a R$ 5,27
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 1,28%, o S&P 500, 1,55%, e o Nasdaq, 2,51%

-- Com informações de Bloomberg News

Leia também

Volpon: BC quer parar Selic a 13,75%, mas exterior não permite

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE