Mercados

Vale rebaixa estimativa de produção anual do minério de ferro

Nova projeção anual da segunda maior mineradora do mundo deve impulsionar os preços da commodity

Mineradora revisa a sua projeção de produção de minério de ferro e de cobre para o ano inteiro de 2022
Por Mariana Durao
19 de Julho, 2022 | 07:05 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Vale (VALE3) reduziu sua projeção de produção anual, o que deve dar um impulso aos preços do principal insumo siderúrgico. Em seu relatório de produção divulgado no início da noite desta terça-feira (19), a gigante brasileira de mineração informou que espera produzir entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022, em comparação com uma previsão anterior de 320 milhões a 335 milhões de toneladas.

A Vale atribuiu o corte de guidance à venda de suas operações no Sistema Centro-Oeste e disse que busca maior flexibilidade na produção “devido às atuais condições de mercado”.

A empresa entregou 74,11 milhões toneladas métricas no segundo trimestre, abaixo da média de 76,9 milhões de toneladas nas estimativas de analistas acompanhados pela Bloomberg News. Haviam sido 63,9 milhões produzidos no primeiro trimestre, afetado pela chuva, e 75,7 milhões um ano atrás.

Os ADRs (recibos das ações negociadas na bolsa brasileira) da companhia operavam com leve alta no after market na Bolsa de Nova York por volta das 19h00 (horário de Brasília).

PUBLICIDADE

Os rivais da Vale sinalizam condições de mercado mais difíceis para os produtores de commodities, já que os temores de uma desaceleração econômica global atingem a demanda. A BHP alertou para uma “desaceleração geral do crescimento global” e pressões de custo persistentes em sua atualização trimestral de produção. As observações da Rio Tinto apontaram para ventos contrários na China, principal cliente, que desacelerou em meio aos bloqueios da covid-19.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Vale sobe: minério supera US$ 100 com alívio da crise imobiliária chinesa

Hora da virada para a Vale? Minério de ferro se recupera após promessa de Xi