Mercados

Ibovespa oscila e dólar recua em dia de menor liquidez nos mercados

Queda de Vale pesa no Ibovespa, enquanto as altas das ações da Petrobras equilibram na ponta oposta com avanço do preço do petróleo

Mercados fechados nos EUA reduzem liquidez dos mercados
04 de Julho, 2022 | 04:18 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O dólar (USDBRL) recuava e era negociado a R$ 5,32 na tarde desta segunda-feira (4), seguindo outras moedas de emergentes no exterior, como o peso mexicana e o rand sul-africano. O sentimento de cautela que marcou a última semana perde força, mas investidores ainda continuam de olho nos alertas de recessão para as economias mais desenvolvidas do mundo.

Por volta das 16h15 (horário de Brasília), a moeda americana caía 0,21%, negociada a R$ 5,32. Já o Ibovespa (IBOV) operava entre perdas e ganhos em um dia de menor liquidez nos mercados por conta do feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, que deixa as bolsas fechadas em Wall Street nesta segunda.

O índice tentava se manter no campo positivo com ganhos da Petrobras (PETR3; PETR4) e de pares, sustentados pela alta do petróleo. Ações de siderurgia e mineração, como Vale (VALE3), contudo, pesavam no índice após novos casos de covid-19 na China derrubarem os preços do minério de ferro.

Na Europa, as principais bolsas fecharam no azul, após o índice de preços ao produtor (PPI) desacelerar para 36,3%, valor menor que o esperado, contribuindo para um maior otimismo na região.

PUBLICIDADE

Na agenda da semana, destaque para a ata do Federal Open Market Committee (Fomc), que sai na quarta-feira (6), e para os dados do mercado de trabalho medidos pelo Payroll que sairão na sexta-feira (8).

Já no âmbito doméstico, os investidores aguardam os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, que saem na sexta (8), bem como para a PEC dos benefícios, que concede uma série de benefícios sociais, deve ser aprovada com celeridade, podendo ir para plenário ainda nesta semana.

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (4):

  • Por volta das 16h15 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,14%, aos 98.818 pontos.

- 16h14: Atualiza com novas cotações do dólar e da Bolsa.

PUBLICIDADE

Leia também:

Investidor dos EUA vê Brasil barato, mas segura aposta, diz Itaú

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.