Dólar oscila enquanto Ibovespa tem alta firme com exterior

Traders estão começando a precificar qualquer ação do Federal Reserve nos juros além da reunião de dezembro

Ainda que seja uma sessão de apetite a risco, investidores estão cautelosos com movimentos do Fed
24 de Junho, 2022 | 03:23 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) seguia a tendência das bolsas internacionais e mantinha alta na tarde de hoje (24). As ações nos Estados Unidos subiam e um rali nos títulos do Tesouro diminuiu depois da divulgação de queda de um índice de inflação no país.

Traders estão começando a precificar qualquer ação do Federal Reserve nos juros além da reunião de dezembro, reduzindo o aperto adicional que esperam e flertando com a possibilidade de cortes até 2023. Mas eles ainda estão lutando com a questão do que vem a seguir se uma desaceleração econômica acontecer.

O presidente do Fed, Jerome Powell, endureceu sua determinação de esfriar a inflação em depoimento aos legisladores nesta semana, depois de reconhecer que uma recessão pode ser o preço a pagar.

O petróleo WTI subiu depois de recuar nas duas sessões anteriores. A queda dos preços das matérias-primas contribuiu para uma moderação nas medidas de expectativas de inflação baseadas no mercado.

PUBLICIDADE

Também influenciava o sentimento a inflação persistentemente alta no Brasil - assim como em outras economias globais. Os preços ao consumidor medidos pelo IPCA subiram 12,04% no ano, em linha com a estimativa média de 12,03% de uma pesquisa da Bloomberg. Em termos mensais, a inflação atingiu 0,69%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta.

  • O Ibovespa subia 0,41%, a 98.483 pontos perto das 15h20
  • O dólar caía 0,14%, a R$ 5,23
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 2,08%, o S&P 500 2,37%, e o Nasdaq, 2,43%

Leia também:

Alívio à frente? Investidores brasileiros reduzem apostas na alta da inflação

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.