PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa segue exterior e tem sessão volátil

Sentimento de aversão a risco se dissipava, após falas de Powell, mas ainda não era suficiente para sustentar uma alta firme

stock
22 de Junho, 2022 | 01:55 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) reverteu a queda vista pela manhã e oscilava no início da tarde, seguindo o movimento de incerteza dos mercados nos Estados Unidos. O sentimento de aversão a risco se dissipava, após falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ajudarem a acalmar os temores sobre o aumento dos juros para conter a alta inflação, mas ainda não era suficiente para sustentar uma alta firme.

PUBLICIDADE

Powell disse perante ao Senado americano o Fed está “fortemente” comprometido em trazer a inflação para baixo e continuará a adaptar a política monetária com o cenário econômico.

A queda do petróleo também eleva o risco do pregão, com queda da commodity em meio a preocupações que uma desaceleração econômica global acabará prejudicando a demanda. Os investidores estão preocupados com o impacto das taxas de juros dos EUA.

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados nesta quarta-feira (22):

  • Por volta das 13h50 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,36%, a 100.039
  • O dólar à vista subia 0,61% com a aversão ao risco, negociado a R$ 5,16;
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 0,17%, o S&P 500, 0,26%, e o Nasdaq, 0,39%

Contexto

O mercado continua cético sobre a perspectiva de risco para os ativos. Executivos e formuladores de política engrossam o coro de que a economia global caminha para uma recessão, com os principais bancos centrais adaptando seus esforços.

PUBLICIDADE

O bitcoin caiu abaixo do nível importante dos US$ 20 mil. O presidente americano Joe Biden deve enviar um pedido ao Congresso para suspender impostos sobre combustíveis e amenizar as altas dos preços e a pressão sobre consumidores.

Na Europa, as ações caíram pela primeira vez nesta semana com o recuo de papéis ligados a mineração e energia, levados pelas commodities.

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto em Minas Gerais marca entrada do Brasil no mercado global de lítio

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.