PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ibovespa avança com Petrobras e bancos em dia de feriado nos EUA

After Hours: Mercados repercutiram renúncia de presidente da petroleira em meio a pressões após novo aumento dos preços de combustíveis

After Hours
20 de Junho, 2022 | 05:25 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Línea — Em uma sessão de liquidez reduzida nos mercados por conta do feriado de Emancipação dos Escravos nos Estados Unidos, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão estável, ligeiramente abaixo dos 100 mil pontos. Já o dólar subiu, negociado a R$ 5,19.

As atenções estiveram voltadas para as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) após renúncia do presidente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou diante das pressões crescentes do governo e de líderes do Congresso para que ele deixasse a empresa após novo aumento dos preços dos combustíveis.

A saída de Ferreira Coelho pode acelerar a tramitação da estatal para a aprovação do próximo CEO, Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo no final de maio. Pela manhã, as ações da Petrobras chegaram a cair 5%, mas depois viraram para alta, fechando o pregão com ganhos de 0,87% (ON) e 1,14% (PN).

Além da petroleira, o bom desempenho de nomes do setor bancário puxou o Ibovespa, caso de Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), que subiram 4,35% e 2,65%, respectivamente.

PUBLICIDADE

Do lado das perdas, Natura (NTCO3) e Pão de Açúcar (PCAR3) estiveram entre as maiores baixas, com queda de 7,61% e 6,54%.

A sessão também foi de queda para o minério de ferro, que despencou 8% em Singapura e apagou os ganhos deste ano. O movimento acontece após siderúrgicas paralisarem seus altos-fornos em meio ao crescente pessimismo sobre as perspectivas de demanda na China. As ações da Vale (VALE3), por exemplo, caíram 2,47% nesta segunda, negociadas a R$ 75,50.

Confira como fecharam os mercados nesta segunda-feira (20):

Leia também:

Estresse de ações americanas deve perder força, diz JPMorgan

Mariana d'Ávila

Mariana d'Ávila

Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.