Brasil

Bolsonaro nega que tenha pedido ajuda a Biden para reeleição

‘É especulação, falamos sobre vários assuntos’, disse o presidente da República sobre o encontro entre os dois líderes

Bolsonaro e Biden em encontro entre os dois presidentes em agenda paralela à Cúpula das Américas
Por Simone Preissler Iglesias
13 de Junho, 2022 | 02:00 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O presidente Jair Bolsonaro negou que tenha pedido ajuda ao líder americano Joe Biden em sua campanha pela reeleição durante reunião bilateral que tiveram em agenda paralela à Cúpula das Américas.

“Não existe isso”, Bolsonaro disse em entrevista à rádio CBN de Recife nesta segunda-feira (13) quando questionado sobre o pedido a Biden. “É especulação, falamos sobre vários assuntos.”

Na primeira reunião bilateral entre os dois presidentes na última quinta (9), Bolsonaro retratou seu principal adversário nas eleições de outubro, o ex-presidente Lula, como uma ameaça aos interesses americanos no Brasil, conforme reportado pela Bloomberg News citando pessoas com conhecimento do assunto.

Biden, na sequência do pedido de Bolsonaro, mudou o assunto da conversa, disse uma das pessoas, que falaram sob condição de anonimato.

PUBLICIDADE

Bolsonaro disse na entrevista desta segunda que o assunto conversado em portas fechadas é privado e não será divulgado por ele ou por seu ministro de Relações Exteriores, Carlos França.

A reunião que durou cerca de uma hora foi um dos eventos fechados em paralelo à Cúpula das Américas, em Los Angeles. Bolsonaro disse a repórteres depois que ele e Biden “falaram superficialmente” sobre eleições, descrevendo o encontro como “sensacional”. Nas declarações públicas antes do início da reunião, Biden disse que o Brasil tem uma democracia vibrante e inclusiva e instituições eleitorais fortes.

-- Com assistência de Isadora Calumby

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Salários na Faria Lima superam R$ 10 milhões por ano

Brasil pede ajuda dos EUA para combater comércio ilegal de madeira na Amazônia

PUBLICIDADE