PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eleições 2022

URGENTE: Sem apoio da cúpula do PSDB, Doria desiste de candidatura

Ex-governador de São Paulo anunciou decisão nesta segunda-feira (23) ‘com coração ferido’

Doria anuncia desistência da pré-candidatura à Presidência
23 de Maio, 2022 | 12:32 pm
Tempo de leitura: <1 minuto

Bloomberg Línea — Vencedor das prévias do PSDB, o ex-governador de São Paulo João Doria desistiu de se candidatar a presidente da República.

“Entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB.  Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano”, disse.

“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve. Com a sensação inequívoca do dever cumprido e missão bem realizada. Com boa gestão e sem corrupção”, continuou.

A desistência é o resultado da erosão do apoio interno a Doria, que venceu as prévias do partido no ano passado, mas não conseguiu unificar a legenda a fim de montar palanques regionais e dar musculatura à sua campanha nacional. O tucano oscila num distante quarto lugar, entre 2% e 3%, conforme a pesquisa.

O caminho mais provável do PSDB (ou pelo menos da cúpula) é o apoio à senadora Simone Tebet (MDB), unificando os partidos da chamada “terceira via”.

Graciliano Rocha

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.