Turquia: militante anti-imigração fica mais popular que presidente

Publicações de político da oposição recebem mais curtidas, reforçando sentimento anti-imigração do país

Político vem perdendo popularidade para oposição
Por Patrick Sykes
20 de Maio, 2022 | 10:47 AM

Bloomberg — O principal político da oposição anti-imigração da Turquia agora recebe mais “curtidas” do que o presidente Recep Tayyip Erdogan no Twitter, destacando o efeito descomunal do militante no debate político antes das eleições do próximo ano.

Os tweets do líder do Partido Zafer, Ümit Özdag, atraíram uma média de 26.640 curtidas em maio até agora, superando o número de Erdogan (18.627) pela primeira vez, de acordo com uma análise dos dados do Twitter pela Bloomberg.

O tweet mais popular de Özdag, um desafio a um confronto público com o ministro do Interior sobre a política de imigração, acumulou quase quatro vezes mais curtidas que os tweets de Erdogan, chegando a 209.691.

Popularidade do presidente e de seu opositor ao longo dos mesesdfd

Apesar de seu partido ter um único assento parlamentar, Özdag ocupou as redes sociais e aproveitou o crescente sentimento anti-imigração. O clima na Turquia está se voltando contra o acolhimento da maior população de refugiados do mundo, à medida que um aumento da inflação corrói os padrões de vida.

PUBLICIDADE

À medida que o perfil de Özdag crescia e, com ele, seus pedidos para enviar milhões de imigrantes para casa, o governo anunciou em maio planos para o retorno voluntário de um milhão de refugiados à Síria.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Elon Musk no Brasil: Acompanhe a visita do bilionário ao país