PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Musk tenta recorrer de decisão que considerou um de seus tweets ‘enganoso’

Dono da Tesla disse, em 2018, que pretendia fechar capital da empresa, o que nunca aconteceu; acionistas foram à Justiça acusá-lo de prejuízos bilionários

Acionistas querem responsabilizar Musk por prejuízos causados por tweet em que bilionário dizia querer fechar o capital da Tesla
Por Joe Schneider
23 de Abril, 2022 | 12:01 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Elon Musk está tentando recorrer da decisão judicial que considerou falso um tweet seu de 2018 dizendo que ele pretendia fechar o capital da Tesla (TSLA).

PUBLICIDADE

Musk e outros réus num processo movido por acionistas pediram que o juiz federal dos Estados Unidos Edward M. Chen, de São Francisco, os intime da decisão para que eles possam recorrer. Não cabe recurso contra ordens preparatórias de julgamentos.

Os acionistas alegam que o tweet “indiscutivelmente falso” de Musk de agosto de 2018 e os posts seguintes lhes custaram bilhões de dólares em meio às flutuações no preço das ações da Tesla. O julgamento está marcado para janeiro de 2023. No dia 1º de abril, Chen decidiu que o júri não poderia considerar que o tweet não foi enganoso.

PUBLICIDADE

Mas, numa petição ao tribunal na sexta, a defesa de Musk alegou que o juiz “analisou frases isoladas de vários tweets e disse que os posts deveriam ser acompanhados de determinadas informações, muito embora o formato curto do Twitter limite o número de caracteres por tweet”.

O tribunal precisa considerar, ao analisar se uma declaração foi enganosa ou não, que as falas foram feitas em rede social, e não em um comunicado ao agente regulador, escreveram os advogados.

“Os réus não querem um recurso interlocutório com intuito protelatório; ao contrário, os réus não querem a suspensão do julgamento marcado para janeiro de 2023 e a antecipação do procedimento para obter uma resolução expedita do Nono Circuito antes do julgamento”, disseram os advogados na petição.

O processo é o In re Tesla Inc. Securities Litigation, 18-cv-04865, U.S. District Court, Northern District of California (San Francisco).

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Blackstone e Vista descartam bancar oferta de Musk por Twitter

Elon Musk busca financiamento para sua oferta de US$ 43 bilhões pelo Twitter