Ibovespa avança com Petrobras e dólar apaga alta

Início da temporada de resultados nos EUA, guerra na Ucrânia e dados macroecômicos dão o tom do mercado nesta quarta

Visitors in front of an electronic board displaying stock activity at the Brasil Bolsa Balcao (B3) stock exchange in Sao Paulo, Brazil, on Monday, Nov. 8, 2021. The Ibovespa opened 0.2 percent lower at 104,627.30 in Sao Paulo, with Brasil Bolsa Balcao contributing the most to the index decline, decreasing 1.9 percent. Photographer: Patricia Monteiro/Bloomberg
13 de Abril, 2022 | 01:34 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) manteve os ganhos nesta quarta-feira seguindo o avanço das commodities e a recuperação das bolsas dos EUA com o início da temporada de balanços. O dólar (USDBRL), que chegou a subir pela manhã, passou a oscilar perto da estabilidade no início da tarde seguindo o câmbio internacional da moeda americana.

Os preços pagos aos produtores dos EUA subiram em março, para o maior patamar desde 2010, ressaltando as pressões inflacionárias persistentes que correm o risco de atingir os consumidores. No Reino Unido, a inflação subiu para uma alta de 30 anos antes da próxima decisão do Banco da Inglaterra em maio, enquanto o banco central da Nova Zelândia apresentou seu maior aumento na taxa de juros em 22 anos.

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta mensal de 1,1% em fevereiro, no segundo avanço consecutivo do ano. Com isso, o setor está 1,2% acima do patamar pré-pandemia e 4,9% abaixo do pico da série, em outubro de 2020.

Entre as commodities, o petróleo avançava 2,5% em Nova York, sendo negociado acima de US$ 103, com a promessa da Rússia de continuar a guerra na Ucrânia e a China aliviando parcialmente as limitações de mobilidade por conta do aumento no número de casos de covid-19.

PUBLICIDADE

O movimento contribuía para a alta de ações ligadas às commodities, como Petrobras (PETR3; PETR4), que tinha alta de 2,3% (ON) e 1,9% (PN), Petrorio (PRIO3), com ganhos de 1,6%, e 3R Petroleum (RRRP3), que subia 1,7%.

Confira o desempenho dos mercados na manhã desta quarta-feira (13):

  • Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 0,30%, aos 116.477 pontos;
  • O dólar à vista era negociado estável a R$ 4,676;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para janeiro de 2023 recuava de 13,10% para 13,055%, enquanto o DI para janeiro de 2025 caía de 12% para 11,975%;
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 0,6%, enquanto o S&P 500 (SPX) tinha alta de 0,7% e o Nasdaq 100 (NDX) ganhava 1,6%;

Leia também:

Falsas debêntures: Vítimas de golpe acusam empresário de ostentação

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.