Alessio Alionço: “Você precisa se destacar para obter uma Seed ou Série A”

Na hora de lançar sua startup, é preciso estar ciente de que qualquer VC vai querer ajudar, mas também saber dizer não às propostas, acrescenta Rodrigo Baer, do SoftBank

Para Alessio Alionço, CEO do Pipefy, fundadores devem tentar se destacar
Tempo de leitura: 1 minuto

Um fundador precisa se destacar e fazer qualquer coisa para aumentar suas chances de ter uma boa consciência ao lançar suas startups para potenciais VCs, diz Alessio Alionço em uma aula para a segunda temporada da SoftBank Group Operator School (SBOS).

O cofundador e CEO da Pipefy, uma startup que ajuda as empresas a projetar e gerenciar fluxos de trabalho, diz que uma grande arma para as startups é mostrar o quão diferente você é de outras empresas que provavelmente buscam o mesmo dinheiro.

Os investidores investem em filmes, não em fotos, diz Alionço, enfatizando, em sua opinião, o fator humano que leva os VCs a colocarem seu dinheiro em empresas com grandes personagens.

Ele diz que os investidores que colocaram seu dinheiro em seu pré-seed o conheciam de sua empresa anterior, que não investiram antes, mas decidiram apoiar o novo negócio.

Por sua vez, Rodrigo Baer, sócio-gerente do SoftBank Latin America Fund Early Stage, diz que os fundadores devem entender o ponto de vista de um VC no processo de tomada de decisão, como organizar e executar o processo de captação de recursos e como escolher os investidores certos para uma empresa de estágio inicial.

Neste capítulo da segunda temporada da SBOS, Baer e Alionço traçam um bom gráfico do que fazer ao buscar sua primeira rodada Seed ou Série A:

Se destaque

Tenha recomendações

Avalie o ajuste

Mostre métricas e desempenho

Crie relacionamentos

Mostre retorno

Assista mais aulas do SBOS aqui