PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Fronteira mais movimentada do mundo retoma atividades

Mais de 11 mil pessoas passaram pelos postos de controle de imigração nesta sexta-feira

Turistas podem fazer a travessia sem a necessidade de testes e quarentena
Por Kyunghee Park
01 de Abril, 2022 | 07:11 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Milhares de pessoas viajaram entre Malásia e Singapura em carros, motocicletas e a pé nesta sexta-feira (1), depois que a fronteira terrestre que separa os dois países reabriu totalmente pela primeira vez em dois anos.

A fronteira, que é uma das mais movimentadas do mundo, foi reaberta e permitiu que pessoas vacinadas atravessassem sem necessidade de testes ou quarentena. As pessoas começaram a se reunir no posto de fronteira de Singapura pela manhã, de acordo com o Straits Times e o Channel News Asia, comemorando a possibilidade de se reunir com famílias e amigos na Malásia.

PUBLICIDADE

Na Malásia, a atmosfera ao redor da cidade de Johor Bahru estava igualmente animada, com muitas pessoas esperando a chegada de familiares, informou a Agência Nacional de Notícias da Malásia, ou Bernama. Gritos de boas-vindas eram bradados por quem ficava por perto da fronteira, enquanto fogos de artifício eram disparados ao fundo, informou a agência de notícias estatal.

Mais de 11 mil viajantes passaram pelos postos de controle em Woodlands e Tuas pela manhã da sexta-feira, informou a Autoridade de Imigração e Verificação de Singapura em comunicado. Espera-se que pelo menos 400 mil pessoas cruzem a fronteira na primeira semana após a reabertura completa, disse nesta semana o ministro-chefe de Johor, Onn Hafiz Ghaz, segundo a mídia local da Malásia.

Ônibus

As pessoas podem fazer a travessia em carros, ônibus e moto – ou até mesmo caminhar pela calçada. Novos serviços diários de ônibus entre o Woodlands Checkpoint e o complexo de Alfândega, Imigração e Quarentena de Johor Bahru estarão disponíveis a partir de sexta-feira, informou a operadora de ônibus Causeway Link no Facebook. O ministro dos Transportes de Singapura, S. Iswaran, disse na quarta-feira (30) que as autoridades estão trabalhando para restaurar os serviços públicos de ônibus em breve.

PUBLICIDADE

Além da travessia terrestre, Singapura também reduziu a maioria das restrições para todos os viajantes totalmente vacinados que chegam por via aérea ou marítima. As pessoas agora podem chegar ao aeroporto de Changi sem precisar fazer quarentena ou teste após aterrissar.

Antes da covid-19, mais de 300 mil pessoas cruzavam a fronteira terrestre todos os dias, tornando-a uma das mais movimentadas do mundo.

Confiança econômica

A reabertura ajudará a recuperação em ambas as economias, disse Shukor Yusof, fundador da empresa de consultoria de aviação Endau Analytics em Johor Bahru.

“Quando uma economia depende tanto de outra como aconteceu com Johor Baru por décadas, então você acaba à mercê de algo como uma pandemia quando as fronteiras são fechadas”, disse ele.

Singapura foi a maior fonte de turistas para a Malásia em 2019, com cerca de 10 milhões de entradas no país, de acordo com o Ministério do Turismo, Artes e Cultura da Malásia. Em 2020, esse número caiu para 1,5 milhão – sendo estes principalmente os turistas que viajaram nos primeiros dois meses do ano antes dos lockdowns. Os turistas de Singapura também trazem mais dinheiro para a Malásia, gastando cerca de 20,5 bilhões de ringgits (US$ 4,9 bilhões) em 2019.

A Bernama informou que a ministra do Turismo, Artes e Cultura, Nancy Shukri, afirma que a Malásia espera atrair dois milhões de turistas internacionais este ano, recebendo 8,6 bilhões de ringgits (US$ 2 bilhões) em receita proveniente do turismo após a reabertura.

PUBLICIDADE

A rota Singapura-Kuala Lumpur foi a segunda rota internacional mais movimentada do mundo em 2019, com 5,56 milhões de assentos disponíveis, segundo dados da empresa de monitoramento de voos OAG.

--Com a colaboração de Joyce Koh.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Últimas BrasilMalasiaSingapura
PUBLICIDADE