Café: Maior exportadora brasileira prevê embarque recorde em 2022

Cooperativa Cooxupé vê melhora dos problemas logísticos enfrentados no ano passado

Cooxupé prevê embarque recorde em 2022
Por Tatiana Freitas
28 de Março, 2022 | 09:15 PM

Bloomberg — O maior exportador de café do Brasil estima que os seus embarques de arábica atinjam recorde neste ano, com a melhora dos problemas logísticos enfrentados no ano passado.

A cooperativa de café Cooxupé espera que suas exportações subam 20% para 5,9 milhões de sacas em 2022, segundo o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo. Em 2021, as exportações ficaram estáveis em 4,9 milhões de sacas.

Com a safra dos cooperados provavelmente próxima do mesmo nível deste ano, ela planeja aumentar os embarques usando estoques e café comprado fora da organização.

“Tivemos grandes transtornos em 2021, mas 2022 inicia de forma muito melhor”, disse Melo na sexta-feira, em entrevista por telefone.

PUBLICIDADE

A pandemia e o crescimento das compras online geraram uma escassez de frete. Isso encareceu os contêineres para transportar o café, elevando ainda mais os preços.

O aumento da oferta de contêineres e a retomada de um método antigo de transporte têm ajudado a cooperativa a elevar os embarques desde dezembro, reduzindo seus estoques, disse Melo. A Cooxupe exportou até agora 300 mil sacas de 60 quilos de café nos chamados navios “break bulk”.

Para a safra do próximo ano, as lavouras estão muito bonitas, “bem tratadas”, com as chuvas recentes favorecendo o desenvolvimento vegetativo, afirmou. A safra deste ano será a mais impactada pela seca severa que afetou os cafezais no ano passado. A produção do Brasil em 2022, que seria um ano de alta no ciclo bianual do café, deve ser apenas um pouco maior em comparação com 2021, segundo Melo.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também